Eastman apresenta portfólio de cosméticos sustentáveis na LUXE PACK LA

A empresa demonstra inovação em embalagens por meio de tecnologias de reciclagem

São Paulo, 4 de março de 2020 - A fornecedora global de plásticos especiais Eastman levou seu portfólio de cosméticos sustentáveis à LUXE PACK Los Angeles, realizada no Los Angeles Convention Center, nos dias 11 e 12 de fevereiro. A companhia apresentou a nova geração do bioplástico de engenharia Eastman Trēva™, que contém mais de 70% de conteúdo sustentável, e os copoliésteres Cristal Revēl™, poliésteres compostos feitos de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR), bem como os copoliésteres Eastman que incluem opções RIC 1 (Código de Identificação de Resina).

A Eastman demonstrou inicialmente suas inovações em embalagens sustentáveis no LUXE PACK MONACO, onde ganhou o LUXE PACK 2019 in green na categoria Iniciativas Responsáveis por ativar a economia circular.

\"A Eastman criou materiais sustentáveis especificamente formulados para embalagens de cosméticos e cuidados pessoais\", disse Scott Ballard, vice-presidente e gerente Geral da divisão de Plásticos Especiais na Eastman. \"Nosso portfólio de polímeros de base biológica e de reciclados oferece design inovador e possibilidades de aplicação sem comprometer o desempenho\".

As soluções de embalagem sustentável da Eastman fazem parte da família The Glass Polymer™ de materiais cosméticos produzidas por meio dos três ciclos de tecnologia de reciclagem da Eastman: tecnologia de renovação do carbono (CRT), tecnologia de renovação do poliéster (PRT) e tecnologia de fluxo de reciclagem mecânica.

Utilizando a CRT, a Eastman, agora, está produzindo a nova geração de Trēva com 71,5% de conteúdo sustentável. Isso é possível adicionando conteúdo reciclado certificado por meio de alocação de massa balanceada ao conteúdo de base biológica de 48% do Trēva. A CRT é uma tecnologia de reciclagem química que redireciona o lixo plástico misturado do aterro e o converte em gás de síntese, que é, então, usado para produzir uma variedade de produtos da Eastman, incluindo o Trēva.

Com a PRT, a Eastman, agora, pode incorporar altos níveis de conteúdo reciclado certificado em todo o seu portfólio de materiais cosméticos, incluindo o copoliéster Eastman Cristal™ EV600. A PRT é um processo de reciclagem química que utiliza diferentes tecnologias, como a glicólise, para reciclar resíduos mistos de poliéster, incluindo PET colorido e copoliésteres da Eastman, transformando-os em polímeros do tipo virgem, sem redução de desempenho, segurança ou estética. Uma fase posterior da PRT usando a metanólise para quebrar uma grande variedade de resíduos de poliésteres estará totalmente operacional em 2022.

A tecnologia de fluxo de reciclagem mecânica da Eastman alavanca o fluxo de reciclagem realizado pelos municípios para compor matéria-prima de PCR de alta qualidade com combinações proprietárias de copoliéster virgem. A resina resultante atende a um conjunto diversificado de necessidades, incluindo cor, processamento, sustentabilidade e espessura do molde - tudo em uma solução de pellet único. A maioria desses produtos é compatível com o fluxo de reciclagem de PET, o que permite que as marcas fechem o ciclo por meio da infraestrutura de reciclagem existente e conhecida.

Tanto a CRT quanto a PRT oferecem soluções de início e fim de vida para embalagens plásticas que, de outra forma, poderiam acabar em aterros sanitários. Elas também permitem soluções que fecham o ciclo com produtos resultantes que podem ser infinitamente reciclados. A Eastman está discutindo com as principais marcas de cosméticos o início de programas de devolução de materiais difíceis de reciclar. Anúncios sobre essas colaborações estarão disponíveis em breve.

Editorias: Economia  Estética e Beleza  Feminina  Industria  Negócios
Empresa: Lic Comunicação