E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Doenças degenerativas são como cabelos brancos – não dá para evitar
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Envelhecer é um processo natural
Envelhecer é um processo natural

Apesar de afetarem funções vitais de maneira crescente, algumas doenças degenerativas são comuns de acordo com a idade e não necessitam de preocupação.

O envelhecimento é um processo natural que acontece de maneira sutil, todos os dias. E para envelhecemos com saúde, é preciso aprender a lidar com esses desgastes, amenizando os seus efeitos e se adequando para esta nova fase, geralmente caracterizada pela diminuição de mobilidade e dores, que podem ser crônicas ou momentâneas.

O que acontece é que com o passar dos anos, as doenças caracterizadas como degenerativas vão se instalando e comprometendo as funções vitais do organismo, prejudicando células, tecidos e músculos. A grande questão é que cada idade gera uma alteração física e muscular e estas mudanças, apesar de degenerativas, são normais e não podem ser consideradas um problema grave.

Lesões de ombro, de disco e de menisco, assim como a hérnia de disco e a artrose de joelho são alguns destes exemplos que levam diariamente muitos pacientes aos consultórios de fisioterapia. “Muitos chegam aqui extremamente preocupados, mas procuro sempre alertá-los que estes diagnósticos são normais, de acordo com a idade e que assim como não é possível evitar que o cabelo branco apareça e se instale, não temos muito como fugir destas doenças” – resume Bernardo Sampaio, diretor clínico da unidade de Guarulhos do ITC Vertebral.

Uma vida menos sedentária na juventude, bem como cuidados básicos com a saúde e alimentação fazem toda a diferença para o agravamento ou não, destas doenças degenerativas, mas pequenas mudanças de hábito e ajustes com exercícios e atividade física (com acompanhamento de um profissional e definidas de acordo com a necessidade individual de cada paciente), é possível sentir de maneira menos agressiva a chegada da idade e a instalação destas doenças. “O fato de dizer que são situações normais para a idade não diminui a atenção e o cuidado com elas. O tratamento precisa ser realizado com atenção e iniciado, o quanto antes” – conclui.

Bernardo Sampaio é o fisioterapeuta responsável pela Unidade de Guarulhos do ITC Vertebral e do Instituto Trata. O profissional é também diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de coluna - ABR Coluna. Com experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte, possui especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Graduado pela PUC- Campinas com formação em osteopatia clínica pela Académie de Thérapie Manuelle Et Sportive (Belgica), é também autor do artigo Whiplash no livro hérnia de disco e dor ciática do Dr. Helder Montenegro. Saiba mais em: http://www.institutotrata.com.br e http://www.itcvertebral.com.br

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Agência Girassol   
Contato: Agência Girassol  
Telefone: 11-2681.7509-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.