Curso de Engenharia Robótica é lançado na ACISBEC
Curso de Engenharia Robótica é lançado na ACISBEC
...

O primeiro curso de pós-graduação latu sensu em Engenharia Robótica pela faculdade Impacta, especializada em tecnologia, foi lançado na noite de quinta-feira (7) na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo). A cidade foi escolhida pela identificação no mercado de um espaço ainda a ser ocupado, em razão das empresas instaladas e pela demanda de mão de obra especializada na área em função da chamada indústria 4.0, conhecida pela nova revolução industrial.

O projeto do curso criado pelo IAR (Instituto Avançado de Robótica) será desenvolvido pela Impacta, credenciada pelo MEC, com apoio da Kuka, subsidiária brasileira da Midea, fabricante chinesa de robôs. A primeira turma está prevista para ser formada no segundo semestre deste ano. As aulas teóricas serão realizadas no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais da Educação), no bairro Planalto, e as práticas na Unidade Móvel Avançada, um caminhão baú com robôs para treinamento, instalados pela Kuka e localizado próximo ao Cenforpe. O curso vai custar cerca de R$ 25 mil com planos de pagamento parcelados em até 15 meses, o mesmo prazo de duração do curso.

O vice-presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, disse que o evento traz um olhar importante para o presente e o futuro. “Com a indústria 4.0 serão necessários operadores especializados, por isso é fundamental a qualificação profissional. O mercado de trabalho está em fase de mudança e é preciso se adaptar à realidade aliando a informatização e a robótica”, explicou.

Durante a apresentação do curso, Célio Antunes, diretor geral da Impacta afirmou que a proposta em São Bernardo foi motivada pelo fato de trazer a especialização onde há demanda. “Aqui estão as indústrias e o público interessado e também os equipamentos de robótica, onde serão realizadas as aulas práticas”, afirmou. De acordo com ele, a faculdade foi fundada em 2003 e já formou mais de 1,5 milhão de alunos.

Na opinião do diretor geral da Kuka, Edouard Mekhalian, os jovens precisam se preparar para os projetos e desafios da indústria. “No passado, os produtos que saíam das fábricas tinham vida longa, como o carro. Hoje, o processo de produção sofreu alterações e modernizações mais rápidas e complexas, a exemplo dos smartphones. Em todas as áreas de consumo existe procura por mais novidades e há uma transformação do processo de manufatura de forma drástica. Por isso, é necessário estar atento porque há uma área gigantesca de atuação e a preparação é fundamental”, destacou.

Responsável pela criação do projeto do curso, Rogério Vitalli, diretor executivo do IAR, disse que a implantação levou 10 anos. Segundo o executivo, o curso tem requisitos e diferenciais para atrair o mercado. “Foi idealizado por um instituto privado, será desenvolvido por uma faculdade credenciada pelo MEC e tem o apoio de uma fabricante multinacional de robôs. Além disso, tem a patente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e os profissionais formados serão credenciados pelo CREA-SP, o conselho de engenharia e agronomia”, explicou.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

Editorias: Educação  Industria  Negócios  Sociedade
Empresa: Atual Imagem Comunicação