Dicas para avaliar a eficiência energética de um refrigerador na hora da compra

A busca por soluções inovadoras que garantem conforto e oferecem comodidade, além de economia de energia, são prioridades para os consumidores na hora da compra de eletrodomésticos. No entanto, muitas vezes surgem dúvidas de como usar esses aparelhos de forma consciente, garantindo eficiência e menor impacto no meio ambiente a longo prazo. Pensando em funcionalidades que ajudam a poupar energia, a Samsung reúne dicas para que os usuários possam fazer o uso mais consciente do seu refrigerador. Confira:

Aprenda a avaliar e utilizar as tecnologias do seu eletrodoméstico

Mais do que conservar os alimentos, os refrigeradores possuem recursos que garantem eficiência energética. Isso pode ser avaliado pelo consumidor tanto na hora de adquirir um novo produto quanto durante o período de utilização do eletrodoméstico no dia a dia.

No caso dos refrigeradores Samsung, a marca oferece a tecnologia Digital InverterTM para todos os eletrodomésticos da categoria. O recurso ajusta automaticamente a velocidade de trabalho do compressor¹, que reage de forma rápida e automática às mudanças de temperatura e uso, aumentando ou diminuindo o ar frio para reduzir o consumo de energia, e garantindo a menor oscilação possível na temperatura interna do aparelho.

Com a tecnologia, o consumo real observado no dia a dia é menor do que os valores apresentados na etiqueta do produto, economizando até 50% de energia versus um produto sem esta tecnologia2. Os resultados adicionais ainda são a diminuição de ruídos e o aumento da vida útil do equipamento – os refrigeradores da marca também possuem 21 anos de durabilidade atestada pela VDE3, uma das maiores associações técnico-científicas da Europa.

Outra forma de avaliar a eficiência do produto é observar se eles possuem classificação A do INMETRO e selo Procel. Ambas as classificações são responsáveis pela medição do consumo e eficiência energética dos equipamentos eletrônicos, além de indicar os aparelhos disponíveis no mercado nacional que apresentam os melhores índices em cada categoria.

Aproveite os diferentes modos de uso

Os refrigeradores Samsung da linha 5-em-1, por exemplo, possuem cinco modos diferentes de uso, que garantem flexibilidade e adaptação constante às necessidades do consumidor, voltadas à redução do consumo de energia durante a utilização do eletrodoméstico.

Na opção dia a dia, o refrigerador e o freezer funcionam normalmente, na temperatura em que o usuário ajustar. Já na opção econômica, a parte do refrigerador funciona normalmente e o freezer é desativado. No modo férias, o refrigerador é desativado e o freezer conserva os alimentos congelados por um período maior de tempo. Na seleção festa, os dois espaços funcionam como refrigerador, sem freezer, e na opção frigobar, o espaço do refrigerador é desativado e o freezer funciona como refrigerador.

Outro ponto que também pode influenciar na eficiência energética são as lâmpadas escolhidas para a iluminação interna do produto. Neste caso, as lâmpadas de LED apresentam-se como mais econômicas, resultando, ainda, numa visibilidade maior em todos os cantos do produto e a todos os alimentos.

“A Samsung reúne um amplo portfólio para atender aos consumidores que buscam refrigeradores eficientes e com funcionalidades que contribuem para a economia de energia. Além de oferecerem recursos exclusivos, os produtos da marca se destacam por contarem com certificações que atestam a qualidade de todos os nossos equipamentos no mercado nacional e mundial”, afirma Jefferson Porto, Diretor Associado de Produtos da Divisão de Digital Appliance da Samsung Brasil.

Para mais informações, acesse: http://www.samsung.com/br/refrigerators/

1 Digital Inverter: menor consumo de energia comparado ao refrigerador Samsung – RT40MAMS / A Samsung oferece 10 anos de garantia no compressor dos seus refrigeradores.

2 Baseado em testes internos comparando o consumo de energia (ISO 15502) entre o modelo convencional Samsung RT43K6**5(6)** e RT54E****

3 Resultados baseados em testes conduzidos pela VDE sob condições de testes ideais apenas no compressor.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Aline Ramos do Nascimento