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Levantamento da Ticket e da Ticket Log revela impactos da crise de abastecimento no ambiente de trabalho
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Pesquisa mostra que, durante a paralisação, um em cada três paulistas teve de mudar seu meio de transporte para chegar ao trabalho

Levantamento da Ticket e da Ticket Log traz detalhes de como a crise de abastecimento afetou o ambiente de trabalho no País. A pesquisa revela que a falta de combustíveis impediu que um em cada quatro paulistas conseguisse chegar ao local de trabalho, além de impactar a forma de deslocamento e a rotina dos empregados.

Cerca de 1,5 mil pessoas da base nacional de usuários do aplicativo Ticket foram questionadas sobre ausências motivadas pela greve, mudanças no trajeto e adaptações na rotina para dar continuidade às atividades. Entre os entrevistados paulistas, 27,2% não conseguiram se deslocar para o emprego e 35% mudaram o meio de transporte habitual; destes, 48% alegaram que o principal motivo da mudança foi a falta de combustível.

A pesquisa nacional revela que o home office foi a solução para 24,1% das pessoas com dificuldades no deslocamento, enquanto 24% tiveram folga. Já 13,6% sofreram descontos na folha de pagamento por causa das faltas, e 38,2% adotaram outros tipos de compensação. “As empresas acharam outras formas de compensar o trabalhador que não conseguiu se locomover até o trabalho, seja habilitando o trabalho remoto ou aproveitando para compensação de banco de horas”, analisa o Gerente de Produto Ticket Transporte, Giuliano Cavazzani.

A paralisação também afetou a rotina de 31,3% das pessoas que usam o automóvel como ferramenta de trabalho. Nesse grupo, 18% precisaram buscar horários alternativos para abastecer o veículo para manter as atividades, enquanto 15% adotaram as reuniões a distância. Já para 13,7%, a única alternativa foi o cancelamento dos compromissos.

Transporte individual

Entre os meios de transporte normalmente adotados pelos trabalhadores, o carro e a moto são utilizados por 40% dos entrevistados. O automóvel é o meio de transporte diário utilizado por 27,8% dos empregados, seguido por ônibus (27,3%), metrô e trem (12,6%) e motocicletas (10,8%). Já 7% fazem trajetos a pé e 4% têm a bicicleta como meio de deslocamento para o trabalho.

“A pesquisa mostra ainda que 44% dos brasileiros tiveram de mudar seu meio de transporte por pelo menos um dia durante a crise”, analisa o Diretor Geral para a Divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred, Jean-Urbain Hubau (Jurb). A falta de combustível foi o principal motivo.

Em meio à necessidade de repensar a forma de deslocamento, chama a atenção o aumento significativo de pessoas que passaram a andar a pé ou de bicicleta. Mais de 15% substituíram parte ou a totalidade do deslocamento por caminhadas, enquanto 8% adotaram a bicicleta.

O transporte público passou a ser utilizado por 33,6% dos entrevistados, e o ônibus o meio mais impactado: 22,6% das pessoas o escolheram como alternativa. Já 11,3% passaram a usar trem e metrô em seu trajeto, e 13,7% solicitaram serviços de aplicativos de transporte e táxi.

Sobre a Edenred

A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.

A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:

• Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
• Frota e Soluções de Mobilidade (com a marca Ticket Log, para atendimento do mercado urbano; e a marca Repom, com soluções de gestão de frota e frete para o mercado rodoviário).
• Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv’, com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros).

No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de empregados e mais de 330 mil comerciantes credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.

O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 44 milhões de empregados, 770 mil empresas e instituições públicas e 1,5 milhão de comerciantes credenciados.

Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 42 países e conta com 8 mil colaboradores. Em 2017, o Grupo administrou € 26 bilhões em transações, das quais 70% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.

As logomarcas e outras marcas comerciais mencionadas e apresentadas neste texto são marcas registradas da Edenred S.A., de suas subsidiárias ou terceiras. Não podem ser usadas para fins comerciais sem autorização prévia e por escrito de seus proprietários.

Siga a Edenred no LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/22311673/.

Informações Ticket

RP1 Comunicação
Kelly Queiroz
William Crispim
edenred@rp1.com.br

RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655 l 5102-4146
http://www.rp1.com.br

Editorias: Economia  Negócios  Recursos Humanos  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: RPMA  
Contato: Kelly Queiroz  
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