É tempo de Buteco!

Chegou o mês de Abril e vai começar o Comida di Buteco em sua 19ª edição!

O concurso que tem como missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” vai começar dia 13 de Abril em 21 cidades simultaneamente!

No calendário do brasileiro, de norte a sul, é hora de festejar a cultura de buteco. Como novidades, temos Florianópolis como nova cidade integrante. O preço do petisco participante do concurso será mantido em até R$ 25,90, unificado para todo o país, e o tema criativo para o desenvolvimento do petisco é livre! Após a primeira etapa onde serão conhecidos os 21 campeões, elegeremos, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Buteco do Brasil!

De 13 de abril a 13 de maio, os butecos participam da saborosa disputa, fortalecendo o buteco como um dos mais importantes ícones da cultura brasileira. Em todo o Brasil são 511 butecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras.

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas, um MOVIMENTO que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.

Sua força transformadora

Ele é o primeiro concurso do gênero e desde 2016, se tornou uma Eleição Nacional, com a participação de público e jurados. Em 2017 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:
• 520 mil votos
• 6 mil empregos gerados
• R$ 70 MM em mídia espontânea
• R$ 140 MM de impacto na cadeia de valor, da indústria ao consumidor

Mecânica
Elege-se o Melhor Buteco da cidade!

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado em 23/07, em evento na cidade de São Paulo.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes:

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

Um Movimento Nacional
A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS