E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Fraturas na bacia causadas por osteoporose tendem a ocorrer mais em idosos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dr. Christiano Saliba Uliana palestrou sobre o assunto em evento realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido (divulgação)
Dr. Christiano Saliba Uliana palestrou sobre o assunto em evento realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido (divulgação)

Assunto foi tema de palestra de médico de Curitiba em encontro realizado na Universidade de Oxford

“Ouve-se com frequência falarem sobre casos de fraturas do fêmur em paciente idoso, que ocorrem em decorrência da fragilidade do osso, que advém com o passar da idade, causadas pela osteoporose. Porém um outro assunto de igual importância, menos divulgado e discutido, tem sido de tema de importantes reuniões científicas e congressos ao redor do mundo: a fratura da bacia em paciente com osteoporose”, revela o médico ortopedista Dr. Christiano Saliba Uliana, especialista em cirurgia do quadril do Hospital VITA Batel, de Curitiba.

As fraturas de pelve também merecem relevância porque, segundo pesquisas, trazem um risco de morte de até 20% no primeiro ano após a fratura. Elas ocorrem por meio de traumas de baixa energia, como por exemplo uma queda em casa. As mulheres são o grupo mais suscetível a este tipo de episódios. A morbidade é significativa - mais de 50% dos pacientes não retornam aos níveis de função que tinham antes da fratura. Muitos irão depender de cuidados especiais de enfermagem e algum auxílio para apoio, como uma muleta ou uma bengala.

Na maioria das vezes, após o diagnóstico, o paciente é tratado com analgésicos e fisioterapia. A dor pode ser intensa e impedir que o paciente fique em pé ou mesmo se movimente na cama. Caso a pessoa não obtenha melhora dos níveis de dor com a medicação, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Atualmente, existem técnicas minimamente invasivas para se fixar essas fraturas, que promovem rápida reabilitação e poucos riscos cirúrgicos, como perda de sangue ou infecção. “Porém, a condição geral do paciente, as doenças associadas e a função que tinha antes da fratura devem sempre ser consideradas na hora da decisão do tipo de tratamento”, evidencia o especialista.

Segundo Dr. Saliba, a melhor forma de prevenção é o tratamento da osteoporose, com acompanhamento regular com médico ortopedista ou geriatra, para que se evite a fragilidade óssea e também as quedas, que muitas vezes estão relacionadas a problemas de visão, motores ou neurológicos.

Compartilhando conhecimento no Reino Unido

Entre os dias 26 e 28 de agosto, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, sediou o Global Congress da Fragiliy Fracture Network, uma entidade científica multidisciplinar especializada no estudo das fraturas por osteoporose ou fragilidade óssea. Um dos temas abordados foi justamente as fraturas da pelve. O tema foi debatido durante palestra ministrada por Dr. Saliba.





Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. http://www.hospitalvita.com.br


Editorias: Saúde  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: CS Comunicação  
Contato: Cristina Sorio  
Telefone: 41--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: cristina_sorio
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.