Humanização e responsabilidade socioambiental marcam evento em homenagem a profissionais de enfermagem
(divulgação)

O Hospital VITA promoveu, entre os dias 14 a 17, a 6ª Semana de Enfermagem da Rede. O seminário é realizado anualmente para comemorar o Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, celebrados nos dias 12 e 20 de maio.

“A ação, além de ser uma forma de homenagear o profissional da área, que tem como principal função restaurar a saúde do paciente e realizar assistência integral durante o período de internação, oferece a oportunidade de debater, gerar conteúdo e reciclar os colaboradores da enfermagem”, explica Neidamar Fugaça, superintendente operacional do VITA.

O encontro deste ano teve como tema a humanização, sob o mote a “Experiência do Paciente – um passo adiante da humanização do atendimento de enfermagem” foram realizadas palestras, bate-papo, dinâmicas em grupo, oficinas de sensações e talk show sobre assuntos como: valores e crenças, cinco iniciativas para melhorar a experiência do paciente, atitude positiva – seja a mudança que você deseja, empatia – é possível desenvolver esse talento?, habilidade interpessoal e comunicação em prol da experiência do paciente, seja para o outro o profissional que você gostaria de ter quando for paciente.

A humanização tem se tornado um dos principais pilares do VITA, envolve a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. “Tem como principal objetivo fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente”, ressalta Neidamar.

Responsabilidade socioambiental

Outro aspecto abordado durante a Semana de Enfermagem de 2019 foi responsabilidade social e ambiental. “Além de cuidar da saúde de quem vive em Curitiba, temos como propósito promover o bem-estar de nossos colaboradores e da população, por isso, fizemos uma parceria com a Badu Design com a finalidade de destinar os insumos têxteis do VITA e assim auxiliar tanto o meio ambiente quanto o social. Oferecemos como brinde aos colaboradores da enfermagem ecobags produzidas com matéria-prima hospitalar”, declara a superintendente operacional.

A Badu Design transforma resíduo têxtil em produtos sustentáveis feitos à mão por mulheres em vulnerabilidade, tendo como objetivo resgatar e valorizar o ser humano. A iniciativa é uma atividade social que tem como propósito a reconexão de pessoas por meio da arte, do design, do empreendedorismo e da capacitação técnica.

Na foto: Dr. Gustavo Justo Schulz, superintendente médico do VITA Batel; Dr. Francisco Balestrin, vice-presidente da Rede VITA; Eduardo Steil, superintendente administrativo financeiro do VITA; Raphaella Ropelato, coordenadora de psicologia; Regiane Dorce, paciente do Hospital; Claudimeri Dadas, gerente de enfermagem do VITA; Neidamar Fugaça, superintendente operacional do VITA; e o enfermeiro Lucas Nunes.

Sobre a Enfermagem do Hospital VITA - A equipe de enfermagem do VITA possui vários reconhecimentos, um deles foi conferido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) como o de melhor enfermagem de hospital privado do Estado. Recebeu também o prêmio de Prevenção de Lesão de Pele, promovido pela 3M do Brasil, que é uma auditoria realizada dentro das instituições e avaliam o trabalho realizado pelos profissionais para prevenir lesões de pele nos pacientes.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. http://www.hospitalvita.com.br

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Saúde  Sociedade  Terceiro Setor
Empresa: CS Comunicação