No Dia de Doar, Sorocaba se mobiliza para promover a solidariedade

O movimento Doa Sorocaba convidou empreendimentos e instituições para tornar a cidade a mais solidária do país

Sorocaba, 17 de dezembro de 2019 – O Doa Sorocaba é um movimento que vem ganhando mais visibilidade a cada ano. A data repercute localmente o Dia de Doar, uma iniciativa internacional que visa promover os gestos de solidariedade e a cultura da doação e, neste ano, foi realizado no dia 3 de dezembro. O Doa Sorocaba nasceu em 2016, e desde 2017 vigora no município a lei nº 11.637/17, que regulamenta essa data na cidade.

Na campanha promovida em Sorocaba neste ano uma das iniciativas era focada em estabelecimentos alimentícios. A ideia era que empreendimentos como restaurantes, bares e padarias destinassem um pouco do seu lucro para ajudar alguma entidade ou projeto social.

E vários empreendimentos abraçaram a causa e destinaram o lucro de algum produto ou do total das vendas do dia 3 de dezembro para ajudar quem quisessem como o Koreano (que destinou ao Natal Sem Fome), La Doc (Pró-ex, GPACI e Educandário Santo Agostinho), Lig-Lig (projeto Empresto Minhas Pernas), Lucky Wings (Vila dos Velhinhos), Mercearia King (Lar Casa Bela), Padaria Real (Mercatudo André Luiz), Outback (Natal Sem Fome), Pé de Hambúrguer (Natal Sem Fome), Porquilo (Natal Sem Fome), Pizzaria Piomontes (Natal Sem Fome), Praia do Sabugo (Ibrapper), Pizzaria Dom Angelo (Lar São Vicente de Paulo), The Lícia (Natal Sem Fome), Colombina (APAE Sorocaba) e a Palha Pop (Lar nossa Senhoras das Graças).

Participaram também estabelecimentos como Bobstore, Corte & Cia, Leroy Merlin, Maison Bertin, Mercearia King e Time Flies Tattoo. Há também aqueles como o Pátio Cianê Shopping que decidiu doar além de bens materiais, o seu tempo. Cerca de 60 crianças da Afissore ganharam uma manhã para brincar no espaço Playtoy do shopping e ainda tiveram a companhia do Papai Noel.

Na Atua Agência, a ideia foi arrecadar produtos para a Vila dos Velhinhos e entregá-los pessoalmente. Assim, colaboradores da agência doaram um pouco do seu carinho e atenção para os moradores do lar.

Veículos de comunicação também cederam espaço para divulgar a campanha e incentivar a cultura da doação. E muitos influenciadores e personalidades conhecidas engajaram seus seguidores para participar como Anna Hickmann, Paulo Betti, Falcão, Renan Valentti, a deputada estadual Maria Lucia Amary, o vereador Péricles Regis, entre outros.

E como o Doa Sorocaba é um movimento aberto a todos, cada um pode participar individualmente, dando visibilidade para suas doações, que não precisam ser só em dinheiro, mas também em tempo, carinho, trabalho e outras formas genuínas de atender as necessidades de quem mais precisa. Mais informações sobre o movimento estão disponíveis no site http://www.doasorocaba.com.br.

Sobre o Doa Sorocaba: O Doa Sorocaba é uma campanha iniciada em 2014, um ano após o início da campanha no Brasil e apenas dois depois do primeiro Giving Tuesday, que teve origem nos EUA, como forma de promover uma cultura da doação e da solidariedade em contraponto ao excesso de consumismo que se vê no mundo. Tanto o Dia de Doar (que é a versão brasileira do Giving Tuesday) quanto o Doa Sorocaba, campanha local promovida por iniciativa do Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB), procuram deixar claro que doar não diz respeito exclusivamente a recursos financeiros, mas sim a uma atitude de compartilhamento e atenção a pessoas que possam se beneficiar dessas ações.

A data oficial é móvel, pois acontece na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças, e este ano foi celebrada em 3 de dezembro. O objetivo é engajar pessoas, escolas, instituições, empresas e administrações públicas. A adesão é livre, mas depende da divulgação das ações, por isso, costuma-se estimular também o uso das tags #DoaSorocaba e #DiadeDoar.

Editorias: Alimentos  Criança  Terceiro Setor
Empresa: Atua Agência