E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Um carro para não chamar de seu
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Um carro para não chamar de seu
...

A locação de veículos é, sem dúvidas, um negócio em expansão no Brasil. No ano passado, as empresas do setor registraram um crescimento de 12,3% em faturamento bruto ante 2016, atingindo vendas de R$ 15,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

A evolução desse mercado pode ser explicada pelo aumento no número de locadoras no país - de 11,2 mil em 2016 para 11,5 mil em 2017. Além disso, essas empresas, de forma geral, expandiram sua frota de 632,9 mil para 709,03 mil veículos no mesmo período.

Esses números refletem diretamente no desempenho das locadoras no Brasil e em países da América Latina, que ano a ano têm reforçado suas frotas a fim de atender à crescente demanda. Quando analisamos as plataformas de comparação de preços e locação de veículos, como a Rentcars.com, esse panorama de crescimento continua forte.

O consumidor é o maior beneficiário desse desenvolvimento, uma vez que os preços para alugar um carro se tornam cada vez mais acessíveis. No entanto, a redução de custos na locação de automóveis não é a única razão para o consumidor optar por esse caminho.

A prática de alugar carros somente quando é necessário, assim como utilizar os aplicativos de mobilidade urbana, se torna cada vez mais frequente. Com isso, a locação aparece como alternativa para o consumidor que deseja utilizar um veículo somente em situações de necessidade e não quer ter custos que possam sacrificar o orçamento mensal. Não ser proprietário de um carro implica em não ter uma série de despesas com impostos, manutenções e combustível.

A geração Y (nascidos entre 1981 e 2002) é a responsável por essa quebra de paradigma. Esses jovens apresentam uma mudança comportamental muito importante: eles prezam por experiências e não por posses.

Esse perfil de cliente busca constantemente por soluções que se adequem a cada momento de sua rotina. Por exemplo, durante a semana, a opção pode ser por apps de mobilidade urbana como Uber, 99 e Cabify. No entanto, em uma situação de viagem durante um fim de semana ou feriado prolongado, os serviços de locação são ideais. Hoje, existem plataformas de locação de carros que dão descontos para locações estendidas e oferecem promoções para atrair novos usuários.

A crise econômica ajudou a consolidar esse comportamento. De 2014 para cá, o brasileiro teve que abrir mão do supérfluo para focar no essencial. Entre 2012 e 2016, a venda e produção de veículos caíram quase pela metade. Nesse período, o Brasil deixou de ser o 4º maior mercado de carros do mundo, caindo para a 10ª posição, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Tão importante quanto o impacto ambiental e a diminuição do trânsito é o fato de que essa prática faz parte de um processo educativo do cidadão. A ideia é não obrigar as pessoas a adquirir um carro, mas dar opções boas o bastante para que elas não precisem utilizá-lo a todo momento.

Importância das parcerias estratégicas no setor

Nos últimos anos, muitos dos setores mais relevantes da economia viveram ciclos de intensa consolidação. Com uma mudança do perfil do consumidor, cada vez mais informado e exigente, empresas passaram a buscar produtos que atingissem a satisfação máxima de seus clientes. 

No mercado de locação de automóveis não é diferente. Hoje, existem plataformas que abrigam uma série de locadoras e permitem que o consumidor alugue e compare os preços de veículos em um só ambiente, facilitando a vida de quem procura um carro para uso esporádico.

A tendência natural é que o setor repita em 2018 o ritmo de crescimento do ano passado. A economia brasileira apresenta indícios de recuperação e tem animado o mercado. A retomada  possibilita melhores opções para pessoas que buscam o aluguel de carros como uma alternativa de mobilidade.

Com esse futuro promissor em vista, as empresas do setor precisam estar cada vez mais preparadas para acompanhar a demanda e garantir as melhores opções para locação de veículos. Quanto ao consumidor, bom, ele não precisa mais ter um carro para chamar de seu.

Vivian Almeida é Business Development Director da Rentcars.com

Editorias: Automóveis e Automotores  Ciência e Tecnologia  Negócios  Serviços  Turismo  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: I4U Agency  
Contato: Felipe Aranda  
Telefone: 11-23098700-105

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.