Cataguases recebe evento de lançamento do Dia C 2018
Cataguases recebe evento de lançamento do Dia C 2018
...

Nos dias 02 e 03 de abril, segunda e terça-feira, Cataguases irá receber o Lançamento da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. O evento será realizado no Centro Cultural Sicoob Coopemata (Avenida Astolfo Dutra, 166, Centro) e tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras sobre o Dia C 2018, para a adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.

Os participantes poderão desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração, implantação e gestão de projetos de voluntariado, incluindo a construção de indicadores de avaliação, além da sensibilização e mobilização de voluntários para as ações.

Durante o evento será lançado o Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado, que reconhecerá as melhores iniciativas voluntárias em Minas. Também serão realizados o Workshop “Dia C: Mobilizando o voluntariado para o desenvolvimento sustentável” e a apresentação da nova identidade visual, os materiais de divulgação, os resultados consolidados em 2017, o processo de inscrição, além de outras atividades.

O projeto

O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, foram realizados mais de 5,6 milhões de ações sociais durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil. As iniciativas vão desde ruas de lazer, ações de cuidados com a saúde e orientações financeiras, até campanhas de doações de alimento, roupas ou sangue, reformas de instituições e atividades lúdicas em entidades beneficentes.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Lançamento da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2018

Programação:

1º Dia

14h30 Credenciamento

15h00 Abertura Oficial - Ronaldo Scucato - Presidente do Sistema Ocemg

15h30 Dia C e Experiências Regionais

16h30 Lançamento do Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado

17h00 Encerramento

2º Dia

08h30 Credenciamento

09h00 Abertura

09h20 Dia C e Campanha 2018