5 motivos para instalar um antivírus
5 motivos para instalar um antivírus
...

ESET reforça a importância de usar soluções de segurança nos dispositivos

O ano de 2017 teve um recorde histórico no número de vulnerabilidades e ameaças digitais, ao mesmo tempo em que diversos novos malwares e ransomwares passaram a ameaçar os dispositivos dos usuários. O cuidado com a navegação, método chave para evitar contaminações, pode não ser mais o suficiente para que as pessoas estejam seguras dentro de um ambiente conectado. Nesse sentido, a utilização de uma solução antivírus torna-se uma ferramenta importante na hora de se proteger contra diversas ameaças do mundo digital.

A ESET, líder em detecção proativa de ameaças, observou que durante 2017, as vulnerabilidades reportadas alcançaram o maior número até hoje registrado, superando em muito os anos anteriores. Segundo relatórios da CVE (Common Vulnerabilities and Exposures), somente em 2017 foram relatadas mais de 14,6 mil vulnerabilidades, uma média de 40 por dia. Para efeito de comparação, em 2016, foram reportadas “apenas” 6,447, número 120% menor.

Além de passar por problemas como redução de velocidade, uma máquina infectada também coloca em risco arquivos confidenciais, facilitando ataques cibernéticos e roubos de dados bancários e informações sensíveis, como fotos, documentos ou arquivos pessoais armazenados ou acessados por meio do equipamento vulnerável.

Pensando nisso, a ESET listou cinco motivos para ter um software de proteção antivírus instalado em seus dispositivos.

1- Atualização: os golpes e malwares estão cada vez mais frequentes e sofisticados. As empresas especializadas possuem laboratórios de pesquisa que permitem a descoberta e combate aos mais recentes ataques. Por isso, manter uma solução antivírus robusta e atualizada pode salvar seu dispositivo.
2- Qualquer plataforma pode ser afetada: apesar da maioria dos malwares e códigos maliciosos serem focados em atingir sistemas operacionais Windows, ataques a outras plataformas como Mac OS e Linux vem sofrendo com os crescentes ataques. Apesar de serem menos visados, esses sistemas não estão livres de riscos.
3- Mais tranquilidade: a utilização de um antivírus é sempre recomendada, visto que, além de dificultar a ação dos criminosos, ele pode funcionar como um escudo para eventuais inconvenientes, como propagandas e outros conteúdos indesejados.
4- Crescimento no número de detecções: ano após ano, os números de detecções de malwares e códigos maliciosos crescem de forma exponencial. A utilização de uma solução antivírus servirá para prevenir a grande maioria dos casos.
5- Transações mais seguras: pessoas que fornecem informações sensíveis constantemente, como RG, CPF e dados bancários são mais propensos a serem vulneráveis e sofrerem com ataques maliciosos. O antivírus é recomendado para que se evitem os ataques e as transações possam ser feitas com mais segurança.

“Todos os dias são encontradas novas ameaças na internet e é por esse motivo que as boas práticas sozinhas podem não ser o suficiente para estar protegido no universo virtual. Com o uso de uma solução antivírus, é possível reduzir drasticamente a chance de ser infectado, ao mesmo tempo em que o usuário pode navegar e desfrutar com mais tranquilidade do ambiente digital”, diz Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações
Empresa: aboutCOM