Iniciativa tem cerca de 150 animais e conta com a ajuda de parceiros para se manter

Projeto Cão Gatuno atua desde 2015 no resgate de animais de rua

Ângela Gomes é a responsável pelo Projeto Cão Gatuno, que acolhe animais abandonados de rua e vítimas de maus-tratos, localizado em Ipojuca (PE). A história começou em agosto de 2015, quando os moradores do bairro de Nossa Senhora do Ó resolveram se unir para juntar recursos e abrigar os animais que estavam em situação de rua.

Atualmente, Ângela se dedica à causa e conta com a ajuda dos seus voluntários para coordenar o projeto e dar assistência aos animais que foram resgatados, que hoje somam, em média, 150 entre cães e gatos. Sem dispor de uma sede, o projeto depende da assistência dos voluntários em suas próprias casas. Eles resgatam os animais e oferecem todos os cuidados necessários até estarem prontos para serem adotados. O projeto também mantém quatro postos de alimentação para os animais de rua.

Entre algumas das atividades realizadas pelo projeto, estão: programas de castração em grande escala a baixo custo, recolhimento e tratamento de animais em situação de risco, encaminhamento de animais para adoção, conscientização sobre posse responsável e mantimento de animais de rua. A maior dificuldade encontrada é na parte financeira, pois depende da mobilização da sociedade para angariar apoio e doações. “Nossas maiores dificuldades são as despesas com tratamento, castração e alimentação dos animais, que precisam ficar muito tempo em lar temporário ou mesmo definitivo”, relata Ângela.

A parte boa é que o projeto conta com a ajuda de programas sociais como o Lojista Solidário, realizado pela Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos, em parceria com lojistas da região. O programa envolve a comunidade e torna o trabalho de arrecadação mais eficiente. “Recebemos o apoio do Programa Lojista Solidário duas vezes: na primeira foram arrecadados 445kg de alimentos. Na segunda, 453 kg. É graças a ele que conseguimos manter os animais resgatados em condições mais dignas. Toda ajuda nesse sentido é bem-vinda”, destaca Ângela.

Sobre o Lojista Solidário

O programa Lojista Solidário é uma ação de responsabilidade social da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos, que tem o intuito de ajudar ONGs e protetores que cuidam de animais de rua. Desde que foi lançado, em setembro de 2018, o programa arrecadou e doou cerca de 120 toneladas de alimentos para mais de 32 mil pets e ajudou 239 ONGs e protetores de animais.

A Magnus, que já faz periodicamente doações para ONGs, viu a necessidade de ajudar ainda mais instituições, já que elas consomem em média uma tonelada de alimentos para cães e gatos mensalmente. O programa “Lojista Solidário” conta com a mobilização de comerciantes parceiros da marca, para que possam estimular a comunidade a doar alimentos para os pets. A escolha dessas organizações é feita via indicação do próprio lojista ou por meio da procura no serviço de atendimento ao consumidor, no site da Magnus.

A ação consiste em deixar um ponto de arrecadação de alimentos para pets nas lojas parceiras da Magnus ao longo de 30 dias, onde os atendentes instruem os clientes a participarem da campanha para ajudar na doação, que pode ser feita com qualquer marca e quantidade de produto. No último dia da ação, é realizado um evento no próprio estabelecimento com a presença de um representante da Magnus, da ONG escolhida e do lojista.

Aos interessados em conhecer um pouco mais do trabalho da Ângela e seu projeto, basta acessar o site http://www.caogatuno.com/sobre-o-projeto/. Lá, é possível contribuir com doações para ajudar na continuidade deste lindo trabalho.

Editorias: Animais  Ecologia e Meio ambiente  Terceiro Setor
Empresa: Marcus Vinicius Vianna