Groupon revela que 75% dos brasileiros têm o costume de se auto presentear no Natal

Pesquisa realizada na América Latina identifica hábitos de compra para esta época do ano

Para identificar os hábitos e as preferências dos latino-americanos com relação à época do Natal, o Groupon Latam fez uma pesquisa que mapeia o comportamento dos consumidores na hora de comprar e de receber um presente. O levantamento foi realizado durante o mês de novembro e contou com a participação de 3.200 pessoas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Segundo os dados levantados, os brasileiros e os chilenos são os que mais consideram o Natal uma data religiosa e, para 45% do total de entrevistados, o Natal é sinônimo de união, um momento de se estar perto da família e dos amigos. Para celebrar a ocasião, 85% dos respondentes afirmam que tentam se vestir melhor na data e, destes, 39% dos brasileiros e 42% dos colombianos consideram a compra de uma roupa nova uma tradição.

Na hora de escolher alguém para presentear, 74% das pessoas preferem comprar presentes para os pais e 61% dão preferência aos filhos. Os pets também estão na lista com 17% das compras, estando à frente dos primos, que têm apenas 1% de preferência na hora de receber um presente de Natal. Um dado interessante é que os latino-americanos gostam de se auto presentear, sendo que 75% do total têm este hábito.

A pesquisa mostrou ainda que os argentinos, apesar de não planejarem suas compras de Natal com antecedência, são os que mais investem em um único item - 8% dos entrevistados do país chegam a gastar de R$500 a R$749. No geral, 33% das pessoas costumam desembolsar entre R$50 e R$99, e 24% destinam, em média, de R$ 100 a R$ 199.

Para não errar na escolha, 61% dos respondentes preferem observar o que a pessoa já possui, e 43% têm como estratégia “jogar um verde” para identificar se o presenteado gostaria ou não do presente. Para 78% dos entrevistados, uma ótima opção para ser mais assertivo é presentear com uma experiência, do tipo passeio, viagem, jantar e shows.

No entanto, se ainda assim o erro acontecer, é bem provável que o seu amigo disfarce para que você não se sinta mal: 76% das pessoas afirmam que sorriem para evitar um momento constrangedor. Apesar disso, os brasileiros se mostraram os mais afetivos, 34% costuma guardar o presente mesmo sem ter gostado. Já 47% dos argentinos preferem efetuar a troca.

Sobre o Groupon LATAM
O Groupon LATAM está construindo um novo hábito diário no comércio local, oferecendo um vasto mercado de ofertas mobile e online, onde as pessoas podem descobrir coisas incríveis para se fazer, ver, comer e comprar, com descontos especiais. Ao permitir o comércio em tempo real por meio de empresas locais, destinos para viagens e eventos, os usuários podem encontrar o melhor que a cidade tem para oferecer.
Em março de 2017, a operação do Groupon no Brasil foi adquirida pelo fundo de investimento latino-americano Mountain Nazca, que atualmente conta com mais de 34 empresas em seu portfólio, localizadas na Argentina, Chile, Colômbia e México, com potencial para expandir esse modelo de negócio por toda a América Latina.
Informações para Imprensa - Groupon LATAM - Burson Marsteller
Rosana Lis – rosana.lis@bm.com - (11) 3094-2260