Capgemini lança o Perform AI, seu portfólio de soluções de Inteligência Artificial

Ideia é ajudar as empresas a impulsionar projetos inovadores com a tecnologia e entregar resultados concretos

Paris, 12 de fevereiro de 2019 - A Capgemini lança o Perform AI, um novo portfólio de soluções e serviços em IA (Inteligência Artificial) que auxilia as organizações a alcançar e sustentar resultados de negócios tangíveis ao construir e operar projetos de IA em escala. Provendo excelência operacional e inovação nos negócios por meio de experiências imersivas e altamente personalizadas, que aproveitam as potencialidades e recursos de todo o Grupo – desde estratégia e design até implementação e gerenciamento globais – em IA. Reunindo pessoas, processos, dados e tecnologia para oferecer um desempenho de negócios superior, sustentável e confiável.

Uma recente publicação do Capgemini Research Institute destacou que uma mistura de ansiedade e opinião mal informada está obscurecendo os riscos e as oportunidades da implementação da Inteligência Artificial. As organizações, portanto, precisam de uma abordagem pragmática para avançar. Em termos de demanda antecipada, a IDC prevê que os gastos cognitivos e de IA chegarão a US$ 52,2 bilhões em 2021 e alcançarão uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 46,2% no período entre 2016 e 2021 .

O Perform IA foi projetado para apresentar as oportunidades reais e os desafios críticos que as empresas enfrentam hoje, independente da sua maturidade em gerenciamento de dados e em Inteligência Artificial:
• Aplicando IA em escala: ir além das provas de conceito e implementações isoladas para disseminar a IA por toda a empresa, escalando os benefícios de negócios para toda a organização;

• Emponderando as pessoas: gerenciar proativamente o impacto das iniciativas de IA em forças crescentes de trabalho e buscar as melhores interações entre as pessoas e a tecnologia de IA;

• Transformando operações e além: aplicando tecnologias baseadas em IA para auxiliar, aumentar ou automatizar operações, ou ainda para reinventar os processos de negócios;

• Incorporando ética: aplicar ao IA uma abordagem ética e responsável, que seja transparente para os usuários e clientes, que incorpore a privacidade, assegure a imparcialidade e que gere confiança;

• Incentivando a inovação para obter vantagem competitiva: alavancar a IA para introduzir modelos totalmente novos nos negócios, formas de trabalho, produtos, serviços e experiências. Oferecendo aos negócios legados a oportunidade de ultrapassar suas atuais posições de mercado, alcançando aquelas escalas anteriormente reservadas apenas a companhias nativas digitais.

“A maioria das empresas já começou a experimentar a IA para transformar certas funções em seus negócios, mas somente aquelas que a adotaram de forma eficaz e em toda a organização ganharão uma real vantagem competitiva”, comenta Lanny Cohen, Chief Innovation Officer da Capgemini. “Para promover um impacto verdadeiro no mundo real e garantir o sucesso sustentado, as empresas precisam ir além de iniciativas isoladas, infundindo Inteligência Artificial em tudo o que fazem – de simplesmente alterar a tecnologia até mudar o ‘jogo’ como um todo. Com o Perform AI, poderemos manter o foco na aplicação da Inteligência Artificial para atingir um impacto comercial em missão crítica, extraindo resultados de desempenho tangíveis hoje e no futuro”.

O portfólio do Perform AI da Capgemini compreende quatro componentes principais, que proporcionam a flexibilidade vital necessária, desde a criação de roadmaps customizados de implementação de IA até projetos em escala para toda a empresa:
1. AI ACTIVATE: Cria a direção estratégica e as plataformas de organização e tecnologia para onde e como a IA deve ser aplicada e adotada, de modo que se extraia o impacto máximo.

2. AI TRANSFORM: Oferece aprimoramentos de desempenho baseados em IA para otimizar os processos de negócios existentes, criando um ‘trampolim’ para o crescimento no longo prazo. Introduz as tecnologias e soluções de IA corretas, em meio a um vasto volume de ferramentas e soluções em rápida expansão.

3. AI REIMAGINE: Lança mão das capacidades de estratégia e inovação da Capgemini Invent e da rede de Applied Innovation Exchanges, da Capgemini, para ajudar as organizações a vislumbrarem novos produtos e serviços, além de experiências para os clientes, modelos operacionais e de negócios e fluxos de receita.

4. AI ENGINEERING: Provê serviços básicos para garantir que a propriedade e a governança de dados da empresa forneçam soluções confiáveis de IA em produção e em escala. A AI Engineering aborda o núcleo operacional da Inteligência Artificial - os dados sustentam todas as etapas da transformação.

Para concentrar a criação de ativos e soluções, bem como o desenvolvimento de capacidades especializadas, a Capgemini criou uma rede global de Centros em Excelência de Inteligência artificial (AI Centers of Excellence ou CoEs) de práticas multidisciplinares. Estes Perform AI CoEs já estão em operação na Alemanha, América do Norte e França, todos suportados pelo hub de CoE na Índia. Com a cobertura geográfica dos Perform AI CoEs sendo estendida ao longo de 2019.

Os mercados prioritários para o Perform AI são os setores de Manufatura e Serviços Financeiros, bem como o domínio de experiência dos Clientes. A Capgemini tem trabalhado de perto com seu extenso ecossistema de parceiros de tecnologia, startups e o meio acadêmico para construir soluções de IA capazes de ajudar e atender a essas necessidades específicas do setor. A iniciativa inclui uma plataforma de inteligência de manufatura que consegue alavancar a visão computacional para prevenir defeitos de qualidade e machine learning para a detecção de falhas; análise cognitiva, para abordar o risco de subscrição multidimensional no setor de Serviços Financeiros; ou processamento de linguagem natural, interfaces conversacionais e reconhecimento de emoções baseadas na visão computacional, para prever e compreender as necessidades dos consumidores com uma certeza incomparável.

Com questões como a privacidade e segurança de dados despontando como algumas das principais prioridades dos negócios é vital que as organizações equilibrem suas inovações de IA, direcionando esforços para garantir e manter a confiança de seus clientes, parceiros e funcionários. Para endereçar essa demanda, o portfólio Perform AI da Capgemini se concentra na capacidade de proteger dados e plataformas de IA.

Baseando-se em seu reconhecimento como uma das empresas mais éticas do mundo, a Capgemini integrou a ética como premissa nas bases de seu portfólio do Perform AI.

“Lançamos o portfólio Perform AI para capacitar as organizações que desejam aumentar suas operações para que, potencialmente, reinventem seus negócios. Em um momento em que se espera que não somente atinjam, mas excedam as expectativas dos clientes – que são maiores e mais diversas do que nunca”, conclui Anne-Laure Thieullent, líder de oferta de IA & Analytics do Grupo Capgemini. “Por meio de aplicações da tecnologia de Inteligência Artificial, nossas soluções Perform AI ampliarão a velocidade de execução e a certeza do sucesso das iniciativas de IA dos clientes, mesmo as que ainda estejam fragmentadas ou não estejam sendo exploradas em todo o seu potencial. Com o Perform AI e as posteriores atualizações deste novo portfólio, estamos nos dedicando a tornar a Capgemini a principal companhia de serviços de consultoria e tecnologia em IA, e estamos empolgados para levar nossos clientes à próxima etapa de sua jornada rumo ao Intelligent Enterprise”.

O portfólio completo das soluções Perform AI da Capgemini já está disponível, obtenha informações adicionais aqui.

Sobre a Capgemini
Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2017, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 12,8 bilhões de euros.
Visite-nos em http://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios  Serviços
Empresa: claudio marcio ferreira dos santos
Contato: Claudio Ferreira
Telefone: 11-5090.8900-6570