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Escola de São José dos Campos se antecipa às demandas pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular
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✓ O Colégio Mater Dei amplia a parceria com a Geekie – empresa que é referência
no Brasil e no mundo em Educação com apoio de tecnologia e inovação – e passa a adotar o Geekie One para os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. Inovadora, a escola se antecipou às demandas da nova Base Nacional Comum Curricular.

São Paulo – A educação no Brasil está mudando e cerca de 48,6 milhões de estudantes e 2,2 milhões de professores estão sendo impactados pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica. Esse ano marca essa mudança no ensino nacional: escolas de todo o país – públicas e privadas – começam a se movimentar para se adequarem às diretrizes. De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), no ensino médio, os currículos passam a ser adaptados agora, em 2019, para serem implementados até o início do ano letivo de 2022; no ensino fundamental, a demanda é de conclusão do processo até 2020.

Alinhado às tendências e demandas educacionais contemporâneas, o Colégio Mater Dei, de São José dos Campos, decidiu se antecipar à adequação às novas diretrizes ao adotar o Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica que integra material didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica e consultoria parceira na jornada de inovação de cada escola. Desenvolvida pela Geekie – empresa que se tornou referência brasileira em educação com apoio de tecnologia e inovação – a solução oferece conteúdo elaborado a partir de dinâmicas inovadoras e canais multimídias voltados a apoiar uma aprendizagem ativa e mais significativa; conectada às demandas da BNCC e ao desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI. Segundo Alessandra Prata, diretora da escola, a partir do próximo ano os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, passam a contar com a solução.

Documento de caráter apartidário que está liderando a transformação na educação nacional, a BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais para que todos os estudantes desenvolvam ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica; ela garante que os alunos em todo território nacional tenham assegurados o acesso aos mesmos saberes, visando um alinhamento dos currículos estaduais e municipais. A base do ensino infantil e fundamental foi homologada em dezembro de 2017; a do ensino médio, somente um ano depois, em dezembro de 2018. Desenvolvido a partir das diretrizes da BNCC, o Geekie One – que foi implementado no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Mater Dei em 2018 – terá a parceria ampliada para atingir os quatro anos finais do segmento para 2020. A solução oferece um conteúdo que colabora para o desenvolvimento das habilidades específicas de cada área do conhecimento, além de provocar e trazer insumos para aulas mais ativas.

Na percepção de Alessandra Prata, o principal benefício gerado pela parceria com a Geekie – firmada há cinco anos – é a oportunidade de desenvolver, nos alunos, um pensamento crítico plenamente articulado com as aprendizagens. Segundo a educadora, esse desenvolvimento está interligado às competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular. “O conteúdo e a metodologia da Geekie dialogam com competências como conhecimento (para entender a realidade e colaborar para a construção da sociedade); pensamento científico, crítico e criativo (para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções); comunicação (para partilhar informações, ideias e percepções por meio de diferentes linguagens e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo); cultura digital (para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e ser protagonista do próprio desenvolvimento); e autonomia (para agir com responsabilidade, flexibilidade e determinação com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”, detalha Alessandra.

A diretora do Mater Dei acrescenta que a decisão de adotar Geekie One está associada ao fato de a solução refletir o compromisso da escola de proporcionar uma aprendizagem criativa e sintonizada com metodologias educacionais que colocam o estudante como protagonista e potencializa as habilidades. “Um outro motivo que nos fez adotar o Geekie One foi o acesso para uma melhor visualização do caminho percorrido pelo estudante dentro do conteúdo, tanto pela escola, quanto pela família”, finaliza.

Aluna do nono ano do Ensino Fundamental, Mariana Spadario – que já utiliza o Geekie One há um ano – destaca que a solução auxiliou na otimização do aprendizado. “É mais prático, porque tenho todo o conteúdo em uma única plataforma. Fez com que eu desenvolvesse, também, autonomia e responsabilidade: tenho que saber qual hora tenho que estudar e qual momento posso usar o meu computador para o lazer. Acredito que isso foi muito importante para mim”, afirma.

Na análise da professora Andreia de Godoi, os pais e os alunos vão se surpreender com o conteúdo, a disponibilidade de uso e a tecnologia que estarão disponíveis para todos os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Mater Dei a partir de 2020. “Além de ser um material didático, o Geekie One traz ferramentas para agilizar o trabalho do professor. Com ele, coordenamos matérias, provas e atividades, usando a ferramenta digital. Possibilita fazer um trabalho personalizado com alunos, por exemplo, que estão tendo dificuldades específicas; a plataforma torna visível desempenhos e nos auxilia a desenvolvermos aulas mais dinâmicas”, salienta.

Tecnologia na BNCC
Na Base Nacional Comum Curricular, a escola e os professores devem inserir de forma mais efetiva e recorrente a tecnologia, em especial as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em sala de aula. Essa mudança está expressa na Competência cinco da base – que consiste em “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” Para os estudantes, resulta em maior conexão entre a realidade e a sala de aula, e consequentemente, maior engajamento; para os professores e professoras, uma necessidade de capacitação continuada. Para as famílias, a urgência de ressignificar a tecnologia – antes vista como instrumento de trabalho e entretenimento; agora, também como instrumento de aprendizagem.

O conjunto de mudanças é ainda mais profundo, pois impacta toda a comunidade escolar. Para docentes, a atuação como principal transmissor do conhecimento perde espaço dentro da sala de aula. Diante de estudantes que têm fácil e rápido acesso à muita informação, a BNCC espera que esse professor deixe o arquétipo de detentor e transmissor do conhecimento, e assuma uma postura de mediador, tutor e assegurador da aprendizagem. Ou seja, ensinar significa orientar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, baseando-se na ideia de construção coletiva do conhecimento. O professor planeja as próprias aulas se voltando para o desenvolvimento de habilidades e competências. Para isso, é preciso ter os objetivos de aprendizagem claramente definidos, bem como as estratégias didáticas para desenvolvê-los e como avaliá-los. Nesse sentido, o Geekie One oferece todo o suporte para que o docente se prepare para aulas apoiado em práticas e metodologias ativas.

Para a gestão, o impacto está no planejamento escolar, que perpassa a construção do currículo, e na reescrita do Projeto Político Pedagógico – que devem ser revistos sob a nova perspectiva de uma abordagem que usa o conhecimento como ferramenta e contexto para o desenvolvimento de habilidades e competências. É o conteúdo aplicado no cotidiano dos alunos e da sociedade.

Segundo Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, a escola do passado era focada em memorização de conceitos e nas metodologias que priorizavam a transmissão do conteúdo. “Um dos exemplos da mudança é a inclusão de novos formatos de avaliação. A prova dissertativa ou de múltipla escolha – que estamos acostumados – passa a ser apenas uma dentre muitas formas de avaliar a aprendizagem. Ainda que a prova somativa tenha seu papel no processo de avaliação, ela falha em determinar o desenvolvimento de uma vasta gama de habilidades, que extrapolam a esfera cognitiva das crianças e adolescentes. Na prática, esse instrumento é eficaz apenas para um cenário muito restrito de poucas competências, diferente daquele apontado pela BNCC. Nesse novo contexto, outras práticas se destacam como como as rubricas e devolutivas mais frequentes na forma de feedbacks”, avalia o especialista.

Os alunos passam a aprender de forma ativa por meio de uma abordagem que prioriza o desenvolvimento de competências. Na prática, mobilizar conhecimentos – conceituais, procedimentais e atitudinais –; habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais; atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana. A BNCC estabelece 10 competências gerais que os alunos devem desenvolver e diversas específicas para cada área de conhecimento. Sassaki explica que anteriormente se esperava que o aluno aprendesse com metodologias expositivas e de memorização. “Os estudantes não agiam ativamente sobre esse conteúdo, comportamento que leva, muitas vezes, à não compreensão do significado, muito menos na aplicação do conteúdo no cotidiano. Com a nova Base, esse quadro muda”, avalia.

Para as famílias, a BNCC demanda um novo olhar para a educação dos filhos. Embora os pais tenham a tendência a encarar a aprovação no vestibular como principal indicador de aprendizagem e qualidade de uma escola, esse critério não deve ser o único utilizado. Até porque o próprio vestibular como conhecemos é uma entidade que está se reinventando para dar conta de avaliar não só a assimilação de conhecimentos conceituais, mas habilidades e competências – fatores essenciais para sucesso profissional e pessoal no novo contexto em que vivemos.

Em sua essência, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda corresponsabilidade que envolve toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de uma nova forma de pensar a educação; um olhar voltado para habilidades de agir a partir do conhecimento adquirido. A verdadeira mudança deve ser resultado de um agir coletivo. Neste objetivo, a adoção do Geekie One proporciona a possibilidade de incluir famílias, estudantes e educadores juntos em uma rede ativa interconectada e parceira, comprometida com o desenvolvimento do potencial de cada um dos indivíduos envolvidos.

SOBRE A GEEKIE
Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Nos últimos sete anos, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ) – além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. A Geekie conta também com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co. http://www.geekie.com.br


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
GEEKIE
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins imprensa@geekie.com.br
Celular: (11) 9 7338-3879

Editorias: Criança  Educação  Negócios  Sociedade  Teen  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
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Empresa: Betânia Lins  
Contato: Betânia Lins  
Telefone: 11-9 7338387-

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