ü O estudo 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, conduzido pela Pipe.Social, é um levantamento inédito, estruturado para detectar os desafios, percepções e oportunidades nesse novo setor da economia. Focada em 1.002 negócios das áreas de Educação, Saúde, Serviços Financeiros, Cidadania, Cidades e Tecnologias Verdes, a pesquisa conta com análises qualitativas e quantitativas.
ü A íntegra da pesquisa será apresentada em 19 de março, a partir das 9 horas, no Civi.Co (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros). Credenciamento da imprensa: betania.lins@gmail.com
São Paulo, 18 de março de 2019 – A íntegra de um mapeamento exclusivo sobre os negócios de impacto social e ambiental do Brasil será apresentada na terça-feira, 19 de março, a partir das 9 horas. O estudo 2º Mapa de Negócios de Impacto Social +Ambiental, conduzido pela Pipe.Social, foi estruturado para investigar com profundidade os desafios e oportunidades desse ecossistema, além de obter informações consistentes sobre os empreendedores que estão construindo e fomentando um novo setor da economia. O lançamento será no Civi.Co, Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, Pinheiros. O credenciamento da imprensa pode ser solicitado pelo e-mail betania.lins@gmail.com
O mapeamento conta com uma pesquisa quantitativa – focada em 1.002 negócios de impacto social –, trazendo dados e análises qualitativas do contexto do país, além de visões dos principais especialistas em startups e negócios de impacto social. A equipe da Pipe.Social aprofundou os resultados da fase quantitativa com entrevistas para entender os aspectos relevantes do perfil e dinâmica dos negócios. Na base das reflexões, o propósito foi buscar inspirações e boas práticas que possam ser compartilhadas entre os empreendedores.
Os setores mapeados foram consolidados em seis verticais de impacto social.
Educação: negócios com soluções para todos os segmentos de educação da primeira infância ao ensino superior, atuando em diferentes níveis (pais, alunos, professores, gestores e governo).
Saúde: desde negócios com soluções específicas para problemas de gestão da saúde (atendimento, governança, análise de dados, redução de custo) até soluções com foco na melhoria da qualidade de vida de pacientes (diagnósticos, tratamentos, prevenção, suporte, cura).
Serviços Financeiros: voltados para a base da pirâmide, visando redução de custos e escala em áreas como acesso a crédito, transações financeiras, educação financeira, formalização de negócios etc.
Cidadania: negócios com soluções para democracia, gestão de governo, transparência, engajamento cívico, inclusão social, questões de diversidade e gênero, direitos e deveres do cidadão.
Cidades: negócios com soluções para mobilidade urbana, habitação, monitoramento de dados, segurança pública, uso de áreas públicas e demais desafios urbanos.
Tecnologias verdes: todos os tipos de negócios que têm impacto ambiental (energia, água, poluição, reciclagem, resíduos), projetos com impacto em agricultura, biotecnologia, análises de atmosfera, soluções para preservação de fauna e flora.
O Mapa traz análises importantes e mostra que o ecossistema se reúne para uma ação conjunta de mapeamento desses negócios. Na prática, a Pipe.Social articulou 55 organizações que somaram esforços para entender melhor o pipeline atual e as demandas e oportunidades dos negócios nos diferentes estágios de maturação. Patrocinadores: Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Itaú e ApexBrasil. Parceiros: Abelha, Anprotec, Anjos do Brasil, Artemisia, ANDE, Ashoka, Baanko, BemteVi, Bluefields, BNZ for Startups, CIEB, Civi-Co, Cesar, Certi, Choice, CIEDS, Climate Ventures, Din4mo, Endeavor, EmpreendeAí, Feira Preta, Fundo Vale, Hype60+, ICE, Idesan, Impact Hub, Impact Lab, in3Citi, Inovativa, Insper Metricis, Kaleydos, Mer, NessT, Palladium, Performa, Plug, PPA, Ponte A Ponte, Porvir, Positive Ventures, Quintessa, Raja ValleySebrae, Semente, Sense Lb, Sistema B, Sitawi, Social Good Brasil, Vox Capital, Yunus Negócios Sociais e Wylinka.
O 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental foi coordenado por Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach, sócias-fundadoras da Pipe.Social, com apoio do economista Pedro Hércules.
PIPE.SOCIAL
Cofundada por Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach, a Pipe.Social é uma plataforma-vitrine que conecta negócios com quem investe e fomenta o ecossistema de impacto socioambiental no Brasil. A empresa mapeia negócios alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e com uma base de quase 2mil negócios, a Pipe.Social estuda o setor, expõe oportunidades e benchmarks, promove matchings no ecossistema e experiências de inovação com marcas e empresas que desejam se aproximar deste mercado. https://pipe.social
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