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PROJETO TSUNAMI60+ | Pesquisa inédita mostra que quatro a cada 10 brasileiros com mais de 75 anos pretendem votar nas próximas eleições
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✓ A pesquisa qualitativa e quantitativa “Tsunami Prateado”, conduzida pela Pipe.Social e Hype60+, traz um panorama inédito dos brasileiros 60+. O mapeamento, feito com 2.242 brasileiros seniores, traz um panorama inédito sobre o estilo de vida, autoimagem, hábitos de consumo e relação com a cidade dos brasileiros prateados – além de mapear tendências de consumo focado nessa população.

✓ A política é um dos três principais temas de conversa no cotidiano dos prateados. De acordo com o mapeamento, a cada 10 brasileiros com mais de 75 anos, quatro pretendem votar; entre os atributos para o candidato ideal, 80% apontam não ter histórico de corrupção.

São Paulo, 25 de outubro de 2018 – A insatisfação mobiliza os seniores a buscar mais participação política. A geração de brasileiros prateados se sente pouco incluída na pauta e espaços urbanos quer ser ouvida nas urnas. A política está entre os três maiores temas presentes no cotidiano: 57% saúde, 44% cultura e lazer, 41% política – seguidos de 39% viagens e turismo, 34% economia e 31% esportes. Politizados, acompanham os desdobramentos da política pela televisão e internet; usam essa informação como forma de interação social e para fazer piada no WhatsApp. A cada 10 prateados com mais de 55 anos, oito vão votar nas próximas eleições; entre os 75+ esse número cai para quatro a cada 10.

Entre os atributos que buscam nos candidatos, os com até 64 anos apontam: não ter histórico de corrupção (80%); ter projetos claros (56%); ter valores religiosos (12%); ter experiência política (17%); e não ser da política (10%). Entre os com 65 a 74 anos, os índices são 80%, 51%, 11%, 28% e 8%, respectivamente. Essas são as conclusões do recorte Prateados e Eleições, que integra a pesquisa Tsunami Prateado.





Para entender, de forma aprofundada, os brasileiros com mais de 60 anos e o impacto dessa revolução socioeconômica no país, a pesquisa quantitativa e qualitativa Tsunami Prateado – conduzida pela Pipe.Social e Hype60+, com 2.330 seniores. O mapeamento traz um panorama inédito sobre o estilo de vida, autoimagem, hábitos de consumo e relação com a cidade dos brasileiros prateados – além de mapear tendências de consumo focado nessa população. Para uma análise completa, a pesquisa se divide em três capítulos: Raio X de quem são e como vivem os prateados brasileiros; Tensões da longevidade: desafios da extensão do tempo; e Envelhecimento 2.0: um novo olhar para a maturidade. A pesquisa quantitativa e etnográfica foi realizada nos meses de julho e agosto.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa Tsunami60+ contou com duas fases. Na primeira, um mapeamento comportamental e econômico do segmento 60+ que contou com workshop e mentorias com especialistas do setor para desenho de temas, fontes e editorias de conteúdo; desk research mundial com temas e tendências do setor em áreas de consumo e novas tecnologias, além de imersão em pesquisas conduzidas por vários institutos nacionais e estrangeiros; produção de artigos e conteúdos específicos para o setor do consumo prateado, assinados por cinco especialistas do tema; e entrevistas em profundidade com mais de 10 especialistas nacionais e internacionais para debater as tendências detectadas pelo mapeamento.

Na segunda fase, pesquisa quantitativa e quantitativa – com abordagem etnográfica –com brasileiros prateados (acima de 55 anos). A análise foi conduzida em dois momentos, sendo o primeiro composto por vivências nas residências de pessoas com mais de 60 anos, tendo por objetivo conhecer in loco o estilo de vida, perfil, comportamento de consumo, estrutura familiar e rotina. No segundo momento, reuniões com minigrupos com convidados do anfitrião 60+, conduzido em residência para aprofundar a dinâmica da rede de influência, temas relevantes e relação com o envelhecimento. No campo qualitativo, 88 pessoas foram entrevistadas entre mulheres e homens das classes AB e C, residentes nas capitais Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife; no quantitativo, a pesquisa contou com 2.242 pessoas – sendo 1.407 com idades entre 55 e 54 anos; 620 de 65 a 74 anos; e 215 com mais de 75 anos. Foram 550 entrevistados da classe A; 1.212 da classe B; e 480 das classes C, D e E. As entrevistas foram conduzidas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Na fase quantitativa foram incluídos brasileiros a partir de 55 anos para que se pudesse comprovar as tendências comportamentais identificadas em idades posteriores – ou seja, entre os indivíduos de 60 a 64 anos, período em que se tende a viver sem grandes mudanças de opinião e atitude. Dessa forma, no relatório, o grupo de 55 a 64 anos representa tendências de comportamento para a longevidade. O report ressalta que as mudanças sentidas em função da idade nos 60+ sofrem grandes alterações nos 75+.

Para uma análise completa, a pesquisa se divide em três capítulos. No primeiro, um Raio X de quem são e como vivem os prateados brasileiros, mapeando aspectos como saúde e cuidados; relações afetivas e sexualidade; trabalho e ocupação; tecnologia (posse e uso); relação com a cidade; lazer e viagens; compra e consumo. No segundo capítulo, as Tensões da longevidade: desafios da extensão do tempo. Nele, análises sobre mais tempo na aposentadoria (planejamento financeiro e espaço de trabalho); mais tempo no consumo (ofertas e marcas para os 60+); mais tempo na cidade (espaços e agendas para os 60+); mais tempo em família (ninho cheio e geração sanduíche); e mais tempo no corpo (desafios com a saúde e dependência). No terceiro capítulo – Envelhecimento 2.0: um novo olhar para a maturidade – o propósito de vida versus papéis (a busca pelo pertencimento) e oportunidades do envelhecimento (novos negócios e ofertas).


REALIZADORES

HYPE60+
Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior. A empresa tem por propósito transformar o Brasil em um país mais inclusivo para os maduros, ajudando empresas a criarem melhores produtos, serviços e experiências para os prateados. http://hype60mais.com.br

PIPE.SOCIAL
Cofundada por Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach, a Pipe.Social é uma plataforma-vitrine que conecta negócios com quem investe e fomenta o ecossistema de impacto socioambiental no Brasil. A empresa mapeia negócios alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e com uma base de quase 2mil negócios, a Pipe.Social estuda o setor, expõe oportunidades e benchmarks, promove matchings no ecossistema e experiências de inovação com marcas e empresas que desejam se aproximar deste mercado. https://pipe.social


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA


Pesquisa Tsunami60+
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Cel: (11) 9 7338-3879

Editorias: Economia  Política  Seguro e Previdência  Sociedade  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Betânia Lins  
Contato: Betânia Lins  
Telefone: 11-9 7338387-

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