Movimento Choice integra o Festival de Inovação e Impacto Social

Com mais de mil jovens, o Choice – a maior rede de jovens
engajados em impacto social no Brasil – se tornou braço de engajamento
da juventude no Festival de Inovação e Impacto Social.

São Paulo, 2 de outubro de 2018 - A maior rede de jovens engajados em impacto social no Brasil é um dos parceiros do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). O Movimento Choice, que reúne mais de mil estudantes de várias regiões do país será o braço de disseminação do festival entre a nova geração de empreendedores e inovadores sociais. Criado em 2011 pela Artemisia, a iniciativa formou e capacitou, em cinco anos, centenas de jovens brasileiros que se engajaram na temática de negócios de impacto e mobilizaram quase 100 mil pessoas em workshops e palestras realizados pelos Embaixadores. Em 2017, consolidado e com uma enorme capilaridade de mobilização da juventude, o Choice se tornou uma organização independente. Com a missão de apoiar e desenvolver jovens para que empreendam mudanças positivas no mundo, passam a integrar o FIIS, que acontece de 2 a 7 de novembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Segundo Welson Alves, empreendedor do Movimento Choice, o Festival de Inovação e Impacto Social tem completa sinergia com a atuação do movimento. “Atuamos com programas que desenvolvem competências empreendedoras como o Programa de Embaixadores 2.0 e realizamos cursos em instituições de ensino sobre temáticas de empreendedorismo e inovação social, design thinking e negócios de impacto. Será um grande prazer ser o braço de engajamento da juventude pro festival”, afirma.

Sobre o FIIS
O FIIS nasce da união da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e do Prêmio Empreendedor Social, iniciativas da Folha de S.Paulo, com a Turma do Bem – maior rede de voluntariado especializado do mundo. Em Poços de Caldas, Minas Gerais, o festival reunirá empreendedores e realizadores sociais; gestores de ONGs; captadores de recursos; investidores; estudantes e acadêmicos; comunicadores; inspiradores; creators e social makers; agentes públicos; gestores da iniciativa privada; artistas engajados; e dentistas do bem. http://www.folha.com/fiis

Com uma programação multifacetada com música, artes, gastronomia, interações, intervenções culturais, vivências sistêmicas, festas e conteúdos transformadores, o Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS) reunirá a nova geração de social makers que está transformado a forma de empreender e de exercer a filantropia no Brasil e na América Latina. O festival interdependente trará protagonistas nacionais e estrangeiros, ocupando vários espaços da cidade mineira para disseminar a cultura da mobilização social.

Inovar é o compromisso dos empreendedores e realizadores sociais que têm promovido mudanças sistêmicas no mundo. O FIIS será uma oportunidade para conectar essa tribo a conteúdos com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no maior evento brasileiro de disseminação de ideias inovadoras para a transformação socioambiental. No centro da programação, o futuro dos negócios sociais e das ONGs; modelos híbridos e novos arranjos; questionamento se a lógica de mercado funciona para todas as causas; captação, mobilização e conexão; inovação, mudança sistêmica e escala; o novo significado do voluntariado; entre outros.

Na prática, o FIIS é um festival para quem já tem um caminho a mostrar; para os que querem alçar voos mais altos com o próprio negócio de impacto; e para os indivíduos conectados, que querem realizar em rede, mobilizando pessoas e recursos para solucionar desafios socioambientais globais. No cerne do festival, a ideia de proposição. Ou seja, ir além do reunir pessoas com desafios similares e celebrar a cultura empreendedora social.

Mais informações e pacotes: https://vivejar.com.br/pt/fiis/

REDE FOLHA DE EMPREENDEDORES SOCIOAMBIENTAIS
Com interface internacional da Rede Schwab para o Empreendedorismo Social – iniciativa irmã do Fórum Econômico Mundial – a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais conta com 100 líderes de 92 iniciativas; empreendedores finalistas e vencedores do Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Empreendedor Social de Futuro, que tem uma trajetória de 15 anos no Brasil em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

TURMA DO BEM
Fundada por Fábio Bibancos, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países. Com o projeto Dentista do Bem, a organização oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos. No projeto Apolônias do Bem, atendem mulheres vítimas de violência doméstica. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

Em 16 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres. A proposta da organização é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP conquistou, em 2016, o Prêmio Empreendedor Social – conduzido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab. Com o reconhecimento, Fábio Bibancos, fundador e presidente-voluntário, tornou-se fellow da Ashoka. A TdB conta com reconhecimento da Organização das Nações Unidas e foi escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social. Em 2017, foi eleita umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pela Revista Época e Instituto Doar. http://www.turmadobem.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
FRIDA LUNA BOUTIQUE DE COMUNICAÇÃO
Betânia Lins betania.lins@gmail.com