Estresse atinge três de cada dez brasileiros - Alimentação, atividade física a acupuntura ajudam na recuperação das pessoas
Sabrina Morelli, acupunturista do Instituto Camilo

Campinas, 23 de abril de 2018 - O Brasil é o segundo país com maior nível de estresse do mundo, atingindo três de cada dez brasileiros, por decorrência de esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional, aborrecimentos, cobranças de metas e resultados, cumprimento de prazos – estes mais acentuados em momentos de crise, como a que o país viveu nos últimos anos -, além da correria da vida moderna. O aumento do estresse está diretamente relacionado à redução do nível de serotonina em nosso cérebro, que desencadeia uma série de problemas, afetando nosso humor, sono, compulsão por comida, alteração do ritmo cardíaco, sensação de dor, entre outros problemas.
O levantamento foi feito pela International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse). De acordo com o estudo, os mais atingidos pelo estresse são profissionais que lidam diretamente com o público, como médicos, professores e enfermeiros. A Síndrome do Burn Out, que em inglês significa queimar por completo, é o último nível de estresse. Ele se caracteriza por esgotamento mental intenso.
Os principais sintomas físicos do Burn Out são dores de cabeça, distúrbio no sono, dores musculares, problemas gastrointestinais, consumo de álcool ou drogas, pressão arterial elevada e alterações na libido. Emocionalmente, a pessoa se sente esgotada, com falta de sensibilidade, sentimento de incapacidade, descompromisso, falta de emoções, depressão por desilusão e perda de ideais.
Segundo a acupunturista Sabrina Morelli Camilo, do Instituto Camilo, de Campinas, há várias maneiras de reduzir o estresse aumentando o nível de serotonina em nosso cérebro. Para isso, ela recomenda a ingestão de alimentos como chocolate, tomate e vinho, além da prática regular de atividade física. “Quando a serotonina se encontra baixa, todos os itens relacionados a ela podem estar desregulados, trazendo á tona a insônia, irritação e necessidade compulsiva de comer mais do que necessitamos”, explica
Além dos alimentos corretos e da atividade física, outro aliado no aumento de serotonina no organismo é a acupuntura, indicada tanto no processo de recuperação quanto na prevenção do estresse. “Com as sessões de acupuntura conseguimos regular melhor todas as questões em desarmonia, trabalhando os pontos energéticos para melhor fluir as energias, especialmente do fígado, de onde afloram todas as emoções, fazendo com que nosso corpo trabalhe de forma mais harmoniosa”, ensina.
O resultado das sessões de acupuntura pode ser sentido na melhora do sono, maior relaxamento das pessoas, diminuição das dores, da irritação e do cansaço, entre outros benefícios.

Editorias: Saúde
Empresa: Comunicação Estratégica Campinas