E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Restaurante Vila Paraíso aposta em Cadeia de fornecedores para manter padrão de qualidade e frescor dos produtos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Chef Ricardo Barreira, comanda a criação da cadeia de fornecedores do Vila Paraíso
Chef Ricardo Barreira, comanda a criação da cadeia de fornecedores do Vila Paraíso

Parcerias desenvolvidas pela casa já respondem por
90% dos itens utilizados no preparo de pratos


Campinas 15 Fevereiro de 2018 - Há sete anos, ao assumir a cozinha do restaurante da família, o Vila Paraíso, no distrito do Joaquim Egídio, em Campinas, o Chef Ricardo Barreira tinha entre suas prioridades formar uma cadeia de fornecedores de produtos confiáveis e dentro de um padrão de qualidade. Com este projeto na cabeça, acreditava que seria possível agregar sustentabilidade ao negócio – complementando a filosofia da casa, montada dentro de imensa área verde e preservada.

Com este propósito, colocou literalmente a mão na massa e foi a campo para visitar fornecedores regionais e nacionais, pesquisando produtos, conhecendo o trabalho de cada empresa e métodos de trabalho que considerava ideais. Foi experimentar cada produto que tinha em mente para colocar em sua cozinha.

Todo este esforço e sonho começam a ter o retorno almejado. “Depois de muitas visitas a fornecedores, experimentos, negociações e mostrar a cada um nosso objetivo de trabalho conjunto e sustentável, conseguimos montar uma cadeia de empresas que hoje fornece 90% de nossos produtos, o que nos tráz agilidade na operação, produtos mais frescos e um padrão de qualidade que chegam à mesa de nossos clientes”, comemora o chef Ricardo Barreira.

Atualmente, o Restaurante Vila Paraíso tem como principais parceiros o Vinhos Michelleto, da cidade de Louveira, fornecedora dos vinhos utilizados na cozinha. Toda manteiga utilizada na produção dos pratos e também servida nos antepastos vêm de um parceiro regional. A agropecuária Cristal é a responsável por fornecer o Palmito Pupunha fresco. Os cogumelos frescos são produzidos pelo Cogumelos Mazzei, enquanto a cachaça consumida pelos clientes vem de do Alambique Dois Irmãos, um pequeno produtor da cidade de Louveira.

Dentro dessa trajetória longa e árdua, a última parceria fechada pelo Chef foi com a Fazenda Atalaia, umas das principais produtoras de queijos do Brasil, premiada no mundo inteiro e localizada em Amparo. Todo queijo utilizado para produção dos pratos e também servido aos clientes como entradas passa a ser fornecido pelo novo fornecedor. “Junto com a Atalaia desenvolvemos um queijo diferenciado que utilizamos em um de nossos novos pratos, que permite fazer uma cestinha de queijo onde servimos o Risoto que leva o nome do fornecedor”, explica Barreira.

“Fora estes produtores, também viemos fazendo parcerias com outros fornecedores e parceiros como arroz arbóreo, azeite, azeitonas, óleo, entre outros produtos”, conta. “A ideia principal ao fazer essas parcerias é subir a qualidade de nossos produtos e, em um segundo momento, manter o preço, sempre respeitando os limites de custo da nossa casa.”

Apesar do índice de 90%, Ricardo Barreira garante que o trabalho ainda não foi concluído. “Nossa meta é conseguir chegar a 100% até o final do ano. Gostamos muito de pessoas que têm paixão pelo que fazem. Quando isso ocorre, a relação de trabalho se torna mais humana. É como uma grande rede, você vai encontrando pessoas que amam o que fazem e tudo fica mais fácil”, diz. “Nós queremos os melhores produtos para dar o nosso melhor e criar uma experiência que melhore a vida das pessoas ao nosso redor. Todos esses parceiros têm histórias muito parecidas, abriram mão de muita coisa para realizar projetos com dedicação e amor”.

PRODUTOS PRÓPRIOS
Além de desenvolver uma cadeia de fornecedores, o Restaurante Vila Paraíso também vem trabalhando em uma outra ponta, que é a de produzir seus produtos internamente e de maneira artesanal, substituindo todos os produtos industrializados que possam ser trocados por naturais ou artesanais.

Hoje, todas as massas disponíveis em seu cardápio que chegam à mesa do consumidor já são feitas internamente. O mesmo se aplica para os molhos, patês e, mais recentemente, os pães, fabricados na própria casa pelo sistema de fermentação Levain, que ficam mais naturais, saborosos e saudáveis.

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Gastronomia  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Comunicação Estratégica Campinas  
Contato: Marcelo Francisco de Oliveira  
Telefone: 19-32034787-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.