Campeonato Estadual de Matemática chega à final nesta sábado

Provas acontecem no sábado (5), em BH. Dupla vencedora ganhará viagem à NASA, nos EUA.

O Campeonato Estadual de Matemática (CEM), promovido pela EMGE - Escola de Engenharia de Minas Gerais, chega à sua grande final no próximo dia 5 de outubro, sábado, a partir das 9h, quando 130 estudantes, representando 65 escolas públicas do estado se encontrarão para o último desafio da competição. O evento acontecerá no auditório da Dom Helder/EMGE, na rua Álvares Maciel, 628, Belo Horizonte. O resultado será conhecido por volta das 12h.

“As 65 duplas classificadas vão disputar o grande prêmio, que é uma viagem à NASA, nos EUA”, explica a professora da EMGE, Aline Oliveira, coordenadora do CEM. Os ganhadores do segundo lugar conhecerão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP).

A final do CEM é aberta ao público. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site http://bit.ly/finalCEM.

Além de poder visitar salas de aula, biblioteca, laboratórios e áreas comuns instalações das faculdades Dom Hélder e EMGE, os interessados poderão também se inscrever gratuitamente nos processos seletivos de 2020 das duas faculdades, com uma novidade: os que se inscreverem na EMGE já garantem uma bolsa de 50% nos cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação, condicionada à aprovação no processo seletivo.

Valor dos professores, talento dos alunos

O CEM foi uma surpresa para a EMGE devido ao grande interesse que despertou. “Inicialmente nosso objetivo era envolver as escolas da Grande BH, mas recebemos inscrições de mais de 2.000 estudantes da rede pública do ensino médio de todo o estado”, comenta Aline. “Se as pessoas pensam que os brasileiros não gostam de matemática, precisam rever esse conceito, porque muitas competições como essa acontecem no Brasil, sempre com boa participação de alunos.”

Além do grande número de estudantes interessados, a coordenadora do campeonato aponta outras surpresas. “Em agosto, alunos da escola Dom Cabral, do bairro Betânia, em BH, conquistaram duas medalhas de bronze em uma olimpíada de matemática na Ásia, o que mostra o valor dos professores e o talento dos alunos brasileiros”.

A professora antecipa que uma segunda edição do CEM está prevista para o ano de 2020. “O Brasil precisa estimular o estudo da matemática, porque ela é essencial para todo o desenvolvimento científico e tecnológico que almejamos”, comenta. “Os professores sabem como identificar aqueles alunos com aptidão pela matemática e o campeonato é uma oportunidade para que eles possam ajudar esses alunos a descobrirem seu potencial”, diz ela.

SERVIÇO:

Final Campeonato Mineiro de Matemática

Data: 05/10 - sábado

Horário: 9h

Local: EMGE – Escola da Engenharia de Minas Gerais – Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia

Inscrições para acompanhar as provas: http://bit.ly/finalCEM

Editorias: Educação
Empresa: Caio André