Ministra da Agricultura visita a 38ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
...

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina Costa Dias, esteve na última sexta-feira (18), em Belo Horizonte (MG), para visitar a 38ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. Na ocasião, ela foi recebida pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Daniel Borja, diretores da entidade e personalidades do meio político mineiro, como a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.

A comitiva passou pelos arredores da pista de julgamento, pelo estande da Associação Marchadores pela Vida e pelo estande dos Haras Zel e PBR.

Na oportunidade, Daniel Borja requereu por meio de carta, melhorias na estrutura do Parque de Caxambu, no sul de Minas Gerais. “Tal pedido impulsionará o fomento do agronegócio local, nacional e também os serviços vinculados ao setor. Receber a ministra foi uma grande honra, um momento oportuno para mostrar a ela o potencial do Mangalarga Marchador”, destaca o presidente.

A ministra enfocou a importância do evento para o agronegócio e destaca que a visita tem como objetivo sintonizar o Governo Federal com os problemas que circundam os negócios com o “Mangalarga Marchador”.

“Queremos abrir ainda mais o mercado que envolve a raça e exportá-la para outros países. Já está no radar do governo agilizar entraves burocráticos e sanitários. A criação da raça gera consideráveis oportunidades de emprego, por isso é preciso investir em mão de obra qualificada no meio rural. Temos que convocar o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, institutos federais e entidades privadas, para juntos criarmos oportunidades de qualificação, principalmente entre os jovens”, pontua Tereza Cristina, que foi presenteada com o livro da história dos 70 anos da ABCCMM.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, ressalta que “a feira surpreende e comprova o trabalho que a ABCCMM vem realizando pelo Brasil. A exposição valoriza ainda mais esta raça que tem grande representação na economia mineira com forte contribuição para o PIB.”

Editorias:   Animais  Economia  Negócios
Empresa: Lorraine Souza