5 micro momentos do marketing digital automotivo

*Por Eduardo Cortez

Se conectar com compradores de carro em um mundo que usa smartphone pode ser a estratégia que faltava para converter seus leads potenciais em vendas efetivas. Em 2019, só no Brasil, podemos somar 128 milhões de usuários mobile. Hoje, para você entender a força do celular, já olhamos para ele 86 vezes ao dia. Uma média de 8 horas utilizando o aparelho.

Neste avanço mobile, muitos consumidores têm seu primeiro contato na jornada de compra – da pesquisa a venda efetiva do carro – por meio do smartphone, que permite que seu lead tenha acesso a informações, conteúdo, fórum de discussões, avaliações do carro, entre outras informações sobre o veículo que deseja comprar.

Diante desse comportamento, você deve saber que é possível impactar esse consumidor e ainda trazê-lo para próximo do seu negócio, ou seja, sua concessionária. Criar estratégias “mobile-first” para atrair esse consumidor para sua loja é pensar para quem está utilizando o smartphone e se posicionar dentro dessa jornada de compra.

De acordo com informações do Google em um recente estudo feito sobre carros, há cerca de 900 interações digitais referentes a pesquisas na internet, sendo que 78% delas são feitas pelo smartphone. Por isso, estar preparado para interagir com esse lead pode determinar mais vendas para sua loja. Apresento a seguir, a jornada de compra de um carro e o que você pode fazer para estar presente em cada uma delas:

1) Qual o melhor carro para mim?

É nesse momento que o seu lead está decidindo qual carro comprar e onde ele está buscando informações no site da marca, no Google e em portais automotivos. É possível interagir com seu lead por meio de conteúdos em blog, vídeos e ações de remarketing.

2) Este carro é para mim?

A chegar na 2ª fase, seu lead passa a buscar detalhes específicos do carro. Nessa hora são avaliados itens, como: espaço interno, preço do seguro, opcionais do carro, prazo de entrega, etc. Com micro conteúdos será possível atrair a atenção desse consumidor.

3) Será que consigo pagar?

Ele já sabe qual carro quer e começa a se informar sobre valores e condições de pagamento. Seu lead pesquisa preço na loja, quanto pode receber pelo veículo seminovo, taxas de juros, condições de pagamento e financiamento, etc. Neste momento, busque oferecer o melhor preço, simulações e avaliações online.

4) Onde eu encontro esse carro?

Depois de escolher o carro e saber que é possível pagar por ele, é hora de selecionar a loja mais próxima e conferir o estoque disponível. Esse momento é o ideal para trabalhar estratégias de links patrocinados e busca orgânica para estar bem posicionado nos resultados.

5) Estou gerando negócios?

Na fase final, seu consumidor já chega muito bem informado a sua concessionária e espera que seu atendimento seja qualificado. Por isso, esteja preparado para não decepcioná-lo. Também é recomendado medir os investimentos em marketing digital feitos até essa etapa, dessa maneira você poderá otimizar e direcionar melhor suas ações para onde estão gerando mais resultados reais. Além disso, automatizar processos para que você e sua equipe dediquem seu tempo em ações efetivas e na conversão de vendas é crucial para fechar mais negócios.

Eduardo Cortez é presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina.

Editorias: Automóveis e Automotores  Ciência e Tecnologia  Economia
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Felipe Ribeiro
Contato: Felipe Ribeiro