Airsoft - O que é CQB?
Airsoft - O que é CQB?
...

O CQB (Close Quarters Battle) é um estilo de partida de airsoft onde os combates são realizados em ambientes confinados/fechados. Como o espaço é mais limitado, o jogo é considerado rápido pela proximidade, portanto, os jogadores precisam de velocidade e estratégias, já que e os tiros doem, a adrenalina vai ao máximo, e qualquer erro pode significar a perda da partida.

- Na técnica americana -
Aprendemos duas formas de entrada no ambiente, a furtiva e a dinâmica, a entrada dinâmica é baseada na entrada com muita confusão. Granadas de efeito moral e flashs, usadas para atordoar o inimigo. A furtiva consiste na entrada em silêncio, na ação rápida e letal, onde creio que seja mais utilizada no airsoft, já que não dispomos de tantas opções de granadas no airsoft.

A primeira coisa que um operador de airsoft deve saber é que no CQB a entrada deve ser rápida. O primeiro operador escolhe um lado, o segundo operador fará a varredura no lado oposto, e assim por diante. Cada operador em sua vez deverá cobrir uma parte do ambiente.

- Por que entrar rapidamente? -
Quando falo rapidamente, quero dizer os operadores praticamente ao mesmo tempo, o agressor não tem como atirar em alvos simultâneos, e mesmo que o primeiro operador seja atingido, os próximos operadores possivelmente, e quando bem treinados, neutralizarão assim a ameaça.

Não podemos deixar de falar do \"funil fatal\" que é referido como a área de dentro da porta, que você deve ter clareza de passar o mais rápido possível! Ficar parado em uma porta, facilita a vida de seu oponente, e dificulta a entrada de seus companheiros que vem atrás. Além disso, ao passar pela porta é possível encontrar estruturas para se abrigar. Lembrando que, no airsoft, podemos usar inúmeras estruturas para se proteger.

Depois de fazer sua entrada, lembre-se de varrer os cantos em direção ao fundo, não esqueça de olhar atrás de portas e outros obstáculos. O inimigo pode estar em qualquer lugar, inclusive em estruturas no teto. Seu principal objetivo é pressioná-lo para o fundo da sala.

- Como se portar em um jogo de CQB -
A postura no CQB deve ser ofensiva, o que tornará o tempo de reação do inimigo mais lenta. Como é uma atividade que depende de grupos, deve-se tomar muito cuidado para o operador que vai na ponta não ande muito rápido e deixe os companheiros para trás.

Andar em passos curtos e velocidade constante para que os companheiros possam acompanhá-lo é fundamental. Um pequeno detalhe mas não menos importante, a utilização de bonés ou chapéus no CQB não deve ser feita. Caso seja optado por usar boné, a aba do mesmo sugere-se estar voltada para trás, pois em uma tomada de ângulo, a aba do boné pode delatar sua posição.

Como no CQB a proximidade entre os oponentes é maior, fique atento ao ambiente. Redobre a atenção aos barulhos, sombras e qualquer movimentação, já que a concentração e o foco podem representar a diferença entre vencer ou perder a partida.

Sobre a Airsofts

A empresa Airsofts fundada em Cascavel - PR 11/02/2014, é especializada na comercialização de produtos para a prática de Airsoft, desde armas à uniformes. Somos a única loja física e online na região oeste do Paraná especializada apenas em Airsoft e produtos para o esporte.

Nossa missão é levar o nome do esporte a diante e ajudar você airsofter a adquirir as melhores armas e equipamentos pelo preço justo!

Veja mais em: https://airsofts.com.br/

Editorias: Esportes  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana