E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Especialista da dicas de como aumentar a eficiência produtiva dos animais
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Com o passar dos anos, o aprimoramento tecnológico tem possibilitado uma maior rentabilidade aos produtores rurais devido a otimização do manejo animal, o que fez com que os índices produtivos melhorassem em diferentes sistemas do país e do mundo.

De acordo com o analista técnico da Quimtia Brasil, o médico veterinário Rafael Toigo, empresa especializada na fabricação de insumos para nutrição animal, uma alternativa que contribui para essa melhoria é o uso de aditivos tamponantes, ou seja, substâncias que possuem o objetivo de modificar o metabolismo e beneficiar o desempenho dos animais para favorecer seu rendimento.

Segundo ele, a utilização de aditivos tamponantes proporciona benefícios como o aumento na concentração de gordura do leite, na produção de sólidos totais e na produção de leite em si, além da melhora na digestibilidade da matéria seca e do pH ruminal, diminuindo desordens metabólicas. “São mais utilizados na bovinocultura leiteira e em ambientes de confinamento onde a utilização de concentrados é maior”, comenta o especialista.

Toigo ressalta, ainda, que estes compostos, quando adicionados na nutrição de ruminantes, neutralizam outras substâncias como, por exemplo, o ácido lático, produzido na fermentação ruminal, em dietas com alta concentração de amido.

“Caso a acidez não seja prevenida, o desempenho animal estará comprometido, devido a diminuição da microbiota ruminal, redução da síntese de proteína microbiana e da digestão da fibra, além da indução de enfermidades ligadas a diminuição excessiva do pH ruminal”, alerta o médico veterinário.

Antes de realizar modificações no manejo nutricional de ruminantes, é necessário a compreensão de aspectos relacionados a sua digestão. “Toda a estratégia nutricional deve proporcionar uma melhora no aproveitamento dos nutrientes para evitar perdas e gerar um ambiente ruminal adequado, principalmente em situações onde o animal é desafiado”, finaliza.

Editorias:   Animais  Ecologia e Meio ambiente  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: HZ Comunicação  
Contato: Marcos Santos  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.