ESET alerta pais sobre riscos de jogos online e dá dicas de como proteger os pequenos
...

Empresa recomenda sempre conversar com os filhos

São Paulo, 28 de novembro de 2018 – Nos últimos anos o mercado de games vem crescendo rapidamente, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Prova disso é que um jogador chegou a alcançar a marca de 667 mil pessoas assistindo a transmissão de uma partida ao vivo. Com essa popularidade, cada vez mais jovens, adultos e crianças se inserem no universo dos games virtuais.

Pensando nos riscos aos quais as crianças estão expostas devido ao crescimento do mundo de jogos online, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, dá dicas para os pais de como proteger seus filhos dos perigos desse universo.

Catfishing- Pessoas se passando por outras

No mundo dos jogos, todos podem criar nomes ou perfis falsos e utilizá-los para conhecer pessoas. A prática é chamada de catfishing, que nada mais é do que criar uma conta se dizendo ser outra pessoa, muitas vezes fictícia.

O grande risco aqui é a criança ser enganada por esses malfeitores e passar dados pessoais, como endereço, nome dos pais, escola, e outras informações ou até mesmo realizar compras como se fossem presentes. Para garantir que isso não ocorra, o ideal é ficar de olho nas conversas, ver com quem são e sobre o que estão falando, e alertar a criança sobre os perigos de falar muito sobre si para um estranho. Outra forma de evitar problemas é ter consoles e PCs sempre em um lugar comum a todos da residência, como corredores ou sala, evitando assim que a criança converse sem supervisão com outros jogadores.

Ciberbullying e Crimes Virtuais

Com o anonimato proporcionado pelos games virtuais, alguns jogadores maldosos podem atacar seu filho de maneira pejorativa, ou incentiva-lo a fazer o mesmo com outras pessoas. A prática de bullying é muito comum no ambiente digital, e isso pode trazer danos psicológicos aos pequenos.

Em alguns jogos muito populares, existem chats entre os participantes, onde é possível que um parceiro do time ofenda a criança por conta de erros durante a partida. Por conta disso, antes de permitir que seus filhos joguem, é importante ensinar que é possível denunciar um jogador e que ele deve fazer isso quando notar uma má conduta.

Comentários preconceituosos também acabam sendo um risco. Ao ver outra pessoa tendo um comportamento agressivo, a criança pode se sentir influenciada e acabar imitando o outro jogador, o que pode inclusive ser denunciado para a justiça por prática criminosa. Para impedir que as crianças caiam na armadilha de se juntar aos chamados trolls, é essencial alertar que esse tipo de comportamento é errado. Dialogar com seus filhos é uma ferramenta importante de prevenção.

Senhas e cartões

A maioria dos games permite efetuar compras online, desde mensalidades do jogo até a aquisição de novas adaptações para as personagens. Para realizar as compras, além do pagamento ser em dólar, é necessário vincular o perfil do jogador a algum cartão.

Ao fazer isso, os dados do cartão de crédito são armazenados, e em algumas situações seu dinheiro pode ser utilizado contra a sua vontade. filho É importante orientar as crianças a sempre avisar o que está comprando e qual o valor que será debitado. Uma boa dica pode ser solicitar à administradora do cartão que envie notificações no momento em que as compras são efetuadas. Assim, é possível evitar surpresas quando a fatura chegar. Se o perfil for roubado, é possível que o cibercriminoso compre novos itens utilizando a conta bancária cadastrada, além de ter acesso aos dados financeiros, portanto cuidados como criar uma senha segura e acompanhar as movimentações de compra são fundamentais.

Para garantir a segurança das crianças no mundo virtual, a ESET possui outros materiais que podem ser úteis. Para mais informações sobre educação digital infantil acesse o portal da ESET em: http://www.digitais.com.br/

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet
Empresa: aboutCOM