Vida – Casa de Apoio é a primeira de Cotia e região a conquistar selo de ONG Transparente
Fachada da Instituição na Granja Viana - Cotia

Vida – Casa de Apoio recebe selo de ONG Transparente
Entidade é a primeira da região a conquistar a certificação que reconhece instituições que aplicam com transparência e eficiência as doações recebidas.

Iniciativas que reconhecem o trabalho sério de organizações que investem com transparência os recursos que recebem, merecem destaque em meio aos escândalos que envolvem dinheiro público e notícias que questionam a seriedade de entidades do Terceiro Setor. Esta é a proposta do “Selo ONG Transparente”, idealizado pelo Instituto Doar - o mesmo que premia as Melhores ONGS -, em parceria com a Revista Época. A ONG tem como missão promover a cultura de doação no Brasil e dar visibilidade as entidades que aplicam com transparência e eficiência, as doações recebidas de recursos públicos ou oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Com mais de 30 anos de história, a Vida – Casa de Apoio da Granja Viana é a primeira entidade de Cotia e região a conquistar o selo. Para Ana Catarina Fabrício Mendes, presidente da entidade, este reconhecimento é fruto do comprometimento da diretoria e corpo técnico ao prestar serviços de qualidade aos seus assistidos. E isto passa credibilidade para quem apoia os projetos, pois mostra que os recursos são empregados de forma correta. “Existem em nós uma preocupação em fazer o máximo possível com os recursos que recebemos, sem perder a qualidade dos serviços”, atesta a presidente.
Diretor financeiro da entidade há quatro anos, Fábio Cornibert relembra as ações de controle, de aferimento de orçamento e de equilíbrio das contas para manter o padrão de atendimento da entidade. “Paralelo à busca de novas parcerias, fizemos um controle rigoroso das despesas ao construir um orçamento anual que refletisse o custo real da entidade. Observamos gargalos e pontos que precisavam ser revistos, mas sempre atentos a orientação da área social de não perder qualidade nem quantidade de atendimentos”. O diretor lembra ainda que o corpo diretivo e o conselho é muito participativo e atuante, o que favorece a busca de soluções e a implantação de ações corretivas.
A Vida- Casa de Apoio foca sua captação de recursos na realização de eventos como jantares e a tradicional Festa das Nações e também com doação de pessoas físicas e jurídicas, além de celebrar convênio com órgãos públicos para serviços de Assistência Social. Para Robson Dias, responsável pela captação de recursos e relacionamento da entidade, trabalhar junto com a comunidade é essencial para a sustentabilidade do projeto. “A comunidade reconhece o trabalho que a Casa de Apoio oferece para as crianças e adolescentes, no atendimento da fisioterapia ou na doação de medicamentos, por isso se engaja. Da nossa parte, resta a obrigação da transparência e o compromisso gerir estes recursos de forma responsável e investir em benefício da comunidade, afirma. E conclui: “Este selo só vem para certificar nosso compromisso com todos os doadores, patrocinadores e voluntários”.
Com o selo a entidade se junta a outras como a GRAAC, AACD, APAE de São Paulo, Fundação Abrinq, Gol de Letra, SOS Amazônia, Instituto Sou da Paz e outras conhecidas e reconhecidas entidades que levam a seus colaboradores, voluntários e parceiros informações sobre suas ações e dão feedback sobre como suas doações são investidas dentro da instituição de forma transparente.

Sobre a Vida – Casa de Apoio
Entidade social que atende em sistema de contra turno escolar 120 crianças no programa Todo Dia é Dia (TDD) e oferece atividades recreativas, esportivas, educacionais e de música. Atende também cerca de 100 adolescentes e jovens no programa Outras Linguagens onde oferece aulas avançadas de Inglês e Música. Trabalha ainda com 25 idosos num espaço de convivência e integração para a Melhor Idade. A Vida – Casa de Apoio oferece gratuitamente todos os seus serviços e se mantém com doações, eventos e participação da comunidade.

Rua Ribas, 61 – Pq. São George (Próximo ao SENAI Cotia)
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30
Telefone: 11 4612-4018 | E-mail: contato@casadeapoio.com.br

Acompanhe pelas Redes Sociais