Rede de drogarias venancio utiliza a base de inteligência fiscal da taxweb para revisão dos cadastros

Inaugurada em 1979 no Rio de Janeiro, a Drogaria Venancio foi criada com o objetivo de propor aos clientes um ambiente único e diferenciado. Hoje, já são mais de 50 filiais, 1 loja especializada na venda de produtos hospitalares, 3 centros de distribuição, e-commerce, além de mais de 2.700 colaboradores.
A rede, que foi pioneira no conceito de autosserviço em drogaria, também realiza vendas para Governos por meio de licitações, além de clínicas e hospitais privados. E para manter sua operação sempre em conformidade com o Fisco, em 2017 a Venancio passou a utilizar serviços de revisão do cadastro e mapeamento fiscal providos pela Taxweb, empresa especializada em soluções para compliance fiscal.
O principal problema a ser resolvido era a revisão de cadastro, pois com a vasta gama de produtos que a rede oferece, no total são mais de 20 mil itens, a demanda era grande com relação a equalização dos atributos fiscais utilizados, como por exemplo, NCM, CEST, Lista Farmacêutica e outros. Além disso, a necessidade também girava em torno do mapeamento fiscal de tributação desses itens. Essa questão foi identificada apenas após a contratação de colaboradores terceirizados para alguns segmentos com o objetivo de apoiar a troca do sistema ERP da rede. “Sentimos essa necessidade e percebemos a urgência de um saneamento de cadastro a partir dessa mudança de ERP e da contratação de um apoio terceirizado”, afirma Alex Schneider, CFO da Venancio.
Ao contratar o serviço, as informações para atualização de cadastro foram enviadas à Venancio pela Taxweb e a partir disso elas foram adaptadas de acordo com a necessidade da rede e utilizadas no cadastro dos produtos. “Hoje, as redes de varejo farmacêutico comercializam uma infinidade de produtos e o cenário tributário do Brasil é complexo composto por regras mudam com frequência. Com certeza contar com serviços e produtos especializados otimiza a execução e minimiza erros, isentando a empresa de autuações e multas por parte do Fisco”, alerta Marcelo Simões, Diretor de Operações da Taxweb.
Operar legalmente dentro das regras brasileiras é dever de toda empresa e isso inclui o setor fiscal e tributário, apesar das dificuldades geradas por mudanças constantes. As multas do Fisco para aqueles que não estão em compliance podem chegar a mais de 30% do valor da operação. Ou seja, a tecnologia fiscal é um investimento de total importância para o core business de companhias de qualquer segmento do mercado.
“A economia obtida depois da contratação dos serviços da Taxweb é perceptível. Qualquer informação errada resulta em tributação incorreta e a consequência impacta o lucro da companhia. O maior benefício para a Venancio é a segurança de ter o nosso cadastro de produtos seguro e dessa forma transmitir ao Fisco tudo com assertividade, sabendo que não há erros e prejuízos”, garante Schneider.
Por enquanto, o foco interno na rede Venancio é a mudança e adaptação ao novo sistema fiscal. Após a estabilidade, o CFO da companhia garante que tem interesse em projetos futuros com a Taxweb, afinal, a contratação dos serviços tornou a rede mais competitiva “A partir do momento que temos essa segurança de manter a parte tributária em conformidade, nós conseguimos ser mais competitivos. A assertividade na tributação nos permite ajustar os preços dos produtos e nos destacar frente ao mercado. O nosso objetivo não é favorecer nem a Venancio e nem o Fisco, mas sim trabalhar dentro da legalidade e entregar de forma correta nossas obrigações acessórias”, conclui o CFO da companhia.

Sobre a Taxweb
Pioneira em soluções para o Compliance Fiscal, a Taxweb foi fundada em 2009, trazendo todo o conhecimento e experiência de seus profissionais na criação de tecnologias aplicados aos diversos processos da área fiscal. Por meio de produtos e serviços, a Taxweb é capaz de agregar inteligência e conhecimento aos seus clientes, de maneira eficiente, segura e fundamentada nas exigências legais e regulatórias. Através de um portfólio completo, seu objetivo é garantir compliance a todo processo fiscal para que as empresas possam dedicar tempo a atividades de maior valor para o seu negócio. Veja mais em: http://www.Taxweb.com.br

Assessoria de Imprensa da Taxweb
IdeiaComm