Exposição \"Regular e Irregular\" de Jung Wladimyr
Série Irregular. Foto: Jung Wladimyr

O artista visual Jung Wladimyr inaugura, no próximo dia 05 de dezembro de 2019, das 17h às 20h, a exposição denominada \"Regular e Irregular\", sob curadoria de Raimundo Rodriguez, com trabalhos de duas séries das mais conhecidas. A mostra estará na galeria do Café Baroni - localizada no Edifício Bolsa Rio (Praça XV, 20, Térreo, Centro, Rio de Janeiro - RJ) - até o dia 03 de março de 2020, de segunda a sexta, de 8h30 às 20h. O Café Baroni é um espaço incentivador da arte brasileira. Periodicamente ele abre as portas do seu espaço expositivo, sem intuito comercial, para promover o trabalho de diversos artistas nacionais.

Sobre a exposição
Com curadoria do artista visual Raimundo Rodriguez, da Caza Arte Contemporânea, a exposição reúne 27 quadros óleo sobre tela das séries \"Regular\" e \"Irregular\". Quem assina o texto da mostra é a artista visual e doutoranda em Linguagens Visuais pelo PPGAV/UFRJ, Mirela Luz.

No texto da exposição \"O puro prazer de pintar, e ponto!\", Mirela Luz explica que as obras de Jung Wladimyr assemelham-se conceitualmente as de Jorge Guinle e Iberê Camargo:

\"Camargo sofre influência do Informalismo da École de Paris, um dos primeiros e um dos últimos expressionistas abstratos da modernidade brasileira. Carrega o peso do esgotamento da pintura moderna através de um romantismo trágico e heroico. Ao contrário, Jorge Guinle celebra o anti herói dos anos 1980 mistura gêneros e estilos pictóricos modernos negando o sujeito utópico de caráter expressionista. As pinturas de Jung remetem a ambos, ora denotam o heroísmo pulsante das fartas faturas de tinta e gestualidade pictórica, ora negam tal virtuosismo pelo esvaziamento do “estilo expressionista”.

Sobre o artista
Com enfase em pintura, trabalha com objetos e fotografia. O carioca, nascido em 1963, mantém atualmente um atelier no tradicional bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Iniciou os estudos pintando na rua, em 2000, e fez aulas de modelo vivo com o Ilídio Bandeira de Mello, em 2006. Estudou fotografia, em 2017, com Marco Antonio Portela e, desde 2013, frequenta os cursos do Parque Lage, com aulas ministradas por Franz Manata, João Magalhães, Bruno Miguel, entre outros grandes nomes da arte brasileira.

Acumula no currículo dezenas de exposições individuais e coletivas em locais como: Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Centro Cultural Cora Coralina (Goiânia), 3ª Edição do Festival de Esculturas do Rio no Centro Cultural Correios (Rio de Janeiro), Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Niterói), a Sergio Gonçalves Galeria (Rio de Janeiro), o Centro Municipal Parque das Ruínas (Rio de Janeiro), Galeria TNT Arte (Rio de Janeiro), entre outros.

Serviço:
Exposição individual “Regular e Irregular”, de Jung Wladimyr
Realização: Raimundo Rodriguez | Caza Arte Contemporânea.
Texto: Mirela Luz.
Local: Café Baroni – Edifício Bolsa Rio (Praça XV, nº 20, térreo, Centro, Rio de Janeiro).
Inauguração: 05 de dezembro de 2019, das 17h às 20h.
Visitação: de 06 de dezembro a 03 de março de 2020, de segunda a sexta, de 8h30 às 20h.
Censura livre.
Entrada gratuita.
Site do espaço: http://www.cafebaroni.com.br
Confira o catálogo da mostra: https://issuu.com/chandrasantos/docs/jung_catalogo_issu