Dados de audiência é tema do novo livro do IAB Brasil

Em formato de e-book, publicação aborda o processo da entrega de
publicidade digital com foco no usuário pelo uso de dados

São Paulo, 19 de janeiro de 2018 –– Em seu compromisso de divulgar e disseminar tecnologias para o mercado de publicidade digital, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) apresenta o e-book “Dados da Audiência”, disponível para download gratuito. Os dados de audiência são informações coletadas sobre os consumidores e usadas na segmentação de campanhas para determinados targets. Por meio deles, o anunciante é capaz de selecionar com mais precisão o público-alvo desejado e, assim, encontrar as pessoas que pretende impactar. O uso dessas informações cresce exponencialmente em todo o mundo e é um importante aliado para evitar dispersões nos investimentos de mídia.

“O digital traz uma nova dinâmica baseada em targeting e, neste contexto, o uso de dados é essencial para o sucesso de uma estratégia de publicidade”, afirma Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil. “Nosso e-book é uma ferramenta educacional para que as pessoas do mercado digital percebam a importância do uso dos dados de audiência no desenvolvimento de suas estratégias de comunicação”.

Dirigido a anunciantes e agências interessados em compreender o processo de entrega de publicidade a partir da análise das informações dos consumidores, o e-book apresenta uma visão detalhada sobre a coleta e a utilização dessas informações. Por meio de cases de sucesso e da opinião de profissionais do mercado, a publicação explica como o uso dos dados pode otimizar e qualificar campanhas de publicidade online.

Informações sobre a audiência são divididas em três níveis: “first-party data” (dados proprietários de uma empresa), “second-party data” (dados pertencentes a uma determinada empresa e disponibilizados para outras companhias por meio de parcerias ou redes) e “third party data” (dados anônimos fornecidos por terceiros). O e-book detalha as diferenças entre essas categorias e traz ainda uma série de outras comparações, como publicidade por canal versus publicidade por audiência, dados comportamentais versus dados declarados, e a venda por meio de data providers versus data marketplaces.

Entre outros assuntos tratados pelo e-book “Dados de Audiência” estão o onboarding (uso de dados oriundos de sistemas de CRM); a criação de clusters por meio de “second-party data”; a produção de ofertas comerciais pelo uso de publicidade ROS segmentada, extensão de audiência e “tuning” de performance; e as boas práticas do mercado, que incluem conceitos como “op-out” (a oferta ao consumidor da interrupção da coleta de seus dados de comportamento).

Para Bruno Pimentel, CEO da NewBlue, a compra de mídia programática é um importante potencializador de resultados e de data insights. \"Quando utilizado de forma correta, todo este ecossistema permite uma maior profundidade de análise do seu público e direciona melhor a sua compra”, afirma. Fernando Rosolem, gerente sênior de produtos da Serasa Experian, compartilha de visão semelhante. “Abordar o consumidor certo, no contexto correto, conhecendo-o e respeitando-o, é um dos grandes desafios das marcas na mídia digital”.

A publicação é patrocinada pela NewBlue e Serasa Experian e pode ser baixada no link https://iabbrasil.com.br/e-book-dados-de-audiencia/.

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.

Informações para imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa