Empresa participa de iniciativas que visam promover a qualidade e a segurança do produto nacional no exterior
A TÜV Rheinland Brasil, apoiada por toda a sua expertise no mercado de proteína animal, é uma das empresas envolvidas no projeto de valorização da carne bovina brasileira nos mercados europeus, que foi lançado em Colônia, na Alemanha, no início deste mês de outubro durante a Anuga, a maior feira de alimentos da Europa. O projeto também tem como parceiros a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade de São Paulo, bem como o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A iniciativa visa promover a qualidade e a segurança da carne bovina brasileira, para que haja aumento das exportações e valorização do preço médio do produto nacional. Os atributos de qualidade da carne valorizados pelos europeus, a abertura de mercados, a rastreabilidade, a certificação e o bem-estar animal são alguns dos tópicos que serão trabalhados no programa.
O projeto ainda prevê a criação de uma fazenda modelo, que evidencie os sistemas de produção brasileiros, e que sirva como centro de treinamento e de comunicação para profissionais brasileiros e estrangeiros.
“A carne bovina brasileira tem grande potencial de valorização caso os requisitos de rastreabilidade, fito-sanidade, bem estar animal e características do produto sejam mais garantidos e comunicados ao mercado”, afirma o Gerente Geral de Certificação de Sistemas e Treinamento da TÜV Rheinland, Daniel Oliva.
A TÜV Rheinland participa do projeto com um corpo técnico altamente capacitado, formado por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas, que oferecem expertise na área de segurança alimentar e elaboração de projetos customizados.
“Todo o processo transmite aos importadores mais transparência, padronização e qualidade, bem como segurança ao consumidor de outros países na identificação de produtos oriundos do mercado brasileiro”, explica Oliva.
A empresa tem grande experiência no mercado de proteína animal, já que atua como certificadora dos programas Carne Angus Certificada, Carne Wagyu Certificada, Cordeiro Baby Black e Programa Texel Certificado, sendo estes dois últimos especializados em carne ovina premium.
Valorização da carne brasileira
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo, mas o produto nacional acaba sendo comercializado com uma desvalorização em relação aos preços praticados por outros países produtores.
Entre 2008 e 2016, o mercado alemão, por exemplo, pagou pela carne brasileira um valor 46% inferior ao pago pela carne australiana e 27% menor em relação ao produto argentino.
A extinção desta diferença é um dos objetivos do projeto, que também pretende destacar a qualidade da carne bovina brasileira. Ainda há questões de legislação que definem padrões de sustentabilidade do agronegócio brasileiro que serão mais evidenciados pelo programa, pois garantem a preservação de biomas e representam uma vantagem competitiva brasileira.
Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundada na Alemanha em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem-se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente.
A empresa emprega atualmente mais de 20 mil colaboradores, gera receitas anuais acima de € 1,9 bilhões e está presente em 69 países, onde estão distribuídos mais de 200 laboratórios. Sua trajetória de 145 anos é marcada pela seriedade, profissionalismo e independência, buscando um desenvolvimento sustentável no que diz respeito à qualidade e segurança de forma a superar os desafios decorrentes da interação entre o Homem, a Tecnologia e o Meio Ambiente.
No Brasil, possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. Acreditada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pela CGCRE/INMETRO, a TÜV Rheinland possui ainda forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros. Seus especialistas também estão aptos a avaliar Sistemas de Gestão, processos de TI (Tecnologias de Informação) e dos negócios de maneira global, de acordo com normas reconhecidas internacionalmente ou com base em critérios de desempenho individual. Com a TÜV Rheinland Akademie, oferece um portfólio variado de cursos em diversas áreas, em modernas instalações estrategicamente localizadas em todo o Brasil, assim como treinamentos in company personalizados, alinhados às tendências de mercado e com foco na excelência profissional.
Na área de infraestrutura, a TÜV Rheinland é uma das empresas líderes em engenharia consultiva e gerenciamento de empreendimentos no país e possui mais de 40 anos de experiência em projetos de grande porte na América Latina, desenvolvendo para os clientes funções-chave de planejamento, programação, controle e supervisão da execução de empreendimentos. Website: http://www.tuv.com
Informações à imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Mário César de Mauro (mariocesar@gpcom.com.br)
Giovanna Picillo
Fone: (11) 3129-5158
http://www.gpcom.com.br