IAB Brasil reúne anunciantes para discutir o combate à fraude na publicidade digital

Nova versão do guia “Boas Práticas no Combate à Fraude” traz dicas
para educar o mercado brasileiro a como lidar com o problema

São Paulo, 05 de julho de 2017 – O Comitê de Combate à Fraude do IAB Brasil - Interactive Advertising Bureau, entidade que atua para estimular a evolução da publicidade digital no País, reuniu cerca de 30 grandes anunciantes para discutir as boas práticas no combate à fraude na publicidade online e contribuir para o crescimento do investimento de forma consciente. A iniciativa integra as ações estratégicas do Comitê para ampliar o conhecimento do mercado sobre a importância da tomada de medidas de prevenção e de combate a esse problema.

“Acredito que o Comitê de Combate à Fraude traz à tona um tema extremamente importante para os profissionais de publicidade. À medida que a tecnologia avança, abrem-se as portas para lobos em pele de cordeiro. A identificação de problemas como este é de suma importância para a otimização dos esforços dedicados ao meio digital, que deve ser tratado como prioridade por toda a indústria de marketing”, destaca Lucas Nicoliello, mídia da Renault do Brasil.

O destaque do encontro foi a apresentação das boas práticas de combate à fraude, realizada por Páris Piedade Neto, presidente do Comitê de Combate à Fraude e diretor de Plataformas Tecnológicas da Central Globo de Mídias Digitais, e Rafael Araújo, gerente de Produto na Tempest Security Intelligence. Eles falaram a respeito dos principais tipos de fraudes, destacando os mais danosos, que são classificados como SIVT (sigla em inglês de “tráfego inválido sofisticado”). Fazem parte deste grupo situações de difícil identificação, como ad stuffing, em que os anúncios são intencionalmente escondidos, empilhados ou encobertos, com a intenção de inflar suas visualizações; e o uso de bots que infectam computadores e tentam simular o comportamento humano, por meio de requisições de anúncios, sem o controle do usuário.

Para garantir uma compra mais segura, o Comitê de Combate à Fraude indica que sejam seguidas algumas condutas: a primeira é exigir transparência: o anunciante deve conhecer os sites em que estão sendo veiculados seus anúncios. Além disso, é preciso entender em que operações o budget está sendo investido, destaca Piedade, ao acrescentar também ser necessário analisar os resultados por meio da combinação de várias métricas. “Esta estratégia ajuda a identificar situações estranhas, que podem indicar a ocorrência de fraudes”.

“O IAB Brasil é um ambiente seguro e um Fórum de discussão que permite a troca de experiências para a indústria de publicidade digital. Anunciantes, agências e publishers encontram em nossos comitês, em especial no de Combate à Fraude, uma excelente fonte de orientação para a realização de campanhas seguras e bem-sucedidas”, afirma Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.

Os principais tipos de fraudes digitais e detalhes de como se proteger delas estão disponíveis no “Guia de Boas Práticas no Combate à Fraude”, elaborado pelo IAB Brasil, disponível para download que pode ser baixado gratuito no link http://bit.ly/combate_fraude. Uma versão resumida do guia, em vídeo, pode ser vista neste link http://bit.ly/2tmiOQD.

E se você quiser saber mais sobre esse assunto e outras iniciativas do IAB Brasil entre em contato com comunicacao@@iabbrasil.org.br

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Informações para imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa