SUS Passa a Disponibilizar HUMIRA® AC (adalimumabe), Nova Formulação que Diminui o Desconforto da Injeção Para o Paciente

HUMIRA (adalimumabe) é um medicamento biológico inovador, desenvolvido pela biofarmacêutica AbbVie, com indicação aprovada para diferentes doenças inflamatórias com caráter autoimune – como artrite reumatoide, psoríase, artrite psoriásica, doenças inflamatórias intestinais

SÃO PAULO, maio 2019 – A AbbVie, companhia biofarmacêutica global dedicada à pesquisa e desenvolvimento, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a disponibilizar HUMIRA® AC, formulação desenvolvida para reduzir a dor no local em que é aplicado. A nova formulação mantém o mesmo princípio ativo adalimumabe. A AbbVie retirou o citrato, entre outros componentes da fórmula, reduzindo o volume da injeção pela metade e diminuindo o desconforto do paciente durante a aplicação da injeção. Não há alteração na concentração terapêutica de adalimumabe.

Dois estudos clínicos com pacientes com artrite reumatoide indicaram que a dor que se manifesta imediatamente após a aplicação, foi reduzida em média 84 por cento com HUMIRA AC em relação à formulação anterior de HUMIRA.1 Nesses estudos clínicos, cada um com 60 adultos com artrite reumatoide moderada a grave, os pacientes foram divididos em dois grupos, de forma randomizada – um grupo recebeu dose única de HUMIRA ou de HUMIRA AC, alternando na dose seguinte1.

\"Temos um compromisso de continuamente buscar a inovação em ciência tanto em medicamentos como também novas tecnologias, plataformas e dispositivos que possam trazer benefícios para os pacientes”, afirma Karina Fontão, diretora médica da AbbVie no Brasil.

No Brasil, HUMIRA está aprovado e é distriibuído gratuitamente pelo SUS, sob prescrição médica, para o tratamento de Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Artrite Psoríasica, Doença de Crohn, Doença de Crohn pediátrica, Espondilite Anquilosante, Espondililoartrites, Hidradenite Supurativa, Retocolite Ulcerativa, arteite relacionada à entesite, Psoríase e Uveíte não infecciosa intermediária, posterior ou pan-uveíte e uveíte pediátrica.

Sobre a AbbVie

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global baseada em pesquisa e desenvolvimento, comprometida em desenvolver terapias avançadas e inovadoras, para algumas das doenças mais complexas do mundo. A missão da companhia é usar seu conhecimento, sua equipe dedicada e a abordagem exclusiva em inovação, para aprimorar tratamentos em quatro áreas terapêuticas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência. Em mais de 75 países, os colaboradores da AbbVie trabalham diariamente para avançar soluções em saúde para pessoas ao redor do mundo. Para mais informações sobre a AbbVie, acesse http://www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem imunologia, oncologia, virologia e especialidades, entre suas diferentes áreas de atuação, conduz mais de 50 estudos e projetos clínicos, envolvendo mais de 200 equipes e centros de pesquisa brasileiros. Para mais informações, acesse http://www.abbvie.com.br

REFERÊNCIAS
1. Nash P, Vanhoof J, Hall S, et al. Randomized Crossover Comparison of Injection Site Pain with 40mg/0.4 or 0.8 mL. Formulations of Adalimumab in Patients with Rheumatoid Arthritis. Rheumatol Ther 2016; 3(2):257-270

Editorias: Ciência e Tecnologia  Feminina  Saúde