E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda a vacina contra gripe para pacientes com doenças crônicas
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O apelo dá-se no âmbito do Programa Nacional de Imunização, com vacinação gratuita até 31 de maio.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e sua Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas recomenda aos pacientes com doenças reumáticas que procurem os postos de saúde para vacinar-se contra a gripe, até 31 de maio. A vacinação começou dia 10 de abril, priorizando crianças até 6 anos, e gestantes e idosos (acima de 60 anos); a partir desta quinta-feira, a vacinação gratuita cobre outros grupos, incluindo os pacientes reumáticos.
A SBR alerta que a gripe, um quadro infeccioso causado pelo vírus influenza, traz riscos adicionais a pacientes de doenças crônicas. “Esses pacientes são, exatamente, os mais propensos a desenvolver formas graves da gripe pois, além de conviverem com um sistema imunológico alterado, enfrentam os efeitos imunossupressores de seus tratamentos”, informa a Dra Gecilmara Salviato Pileggi, e presidente da Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas da SBR. Ela lembra que, segundo cálculos da Organização Mundial da Saúde, 700 milhões de pessoas entre crianças e adultos – o equivalente a mais de o dobro da população total dos Estados Unidos – sofrem, todos os anos, de severas complicações de saúde por terem doenças crônicas e ficarem gripados.
“Infelizmente, no entanto, poucos pacientes com artrite reumatóide e artrite psoriática efetivamente se vacinam, já que a recomendação da vacinação contra influenza para esses casos específicos é desconhecida da população”, comenta a médica. “Em caso de dúvida, recomendamos que os pacientes conversem com seus médicos”.

Programa Nacional de Imunização
O Brasil oferece gratuitamente vacinas antigripais para diferentes públicos. A campanha nacional de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, até 31 de maio em ondas sucessivas, para atender a vários grupos, como crianças até 6 anos, idosos e gestantes, pacientes com doenças crônicas e imonocomprometidos, como é o caso das doenças reumáticas.

As vacinas para a gripe disponíveis no Brasil, trivalente ou quadrivalentes, são todas inativadas, isto é, desenvolvidas a partir de vírus mortos, portanto, sem capacidade de causar doença e sem restrições de uso em populações que têm o seu sistema imunológico comprometido, alerta Dra. Pileggi.

Mais sobre a SBR - A Sociedade Brasileira de Reumatologia, que completa 70 anos de atividades em 2019, é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com cerca de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais estaduais e mantém assessorias e comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações médico-científicas nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba quase 120 doenças inflamatórias crônicas. É filiada à AMB - Associação Médica Brasileira que, em 2018, outorgou à SBR certificado de boas práticas em gestão. Para mais informações, acesse http://www.reumatologia.org.br e siga suas ações, iniciativas e novidades pelo Facebook (@sb reumatologia) e Twitter.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: SPMJ Comunicação  
Contato: Karina Nascimento  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.