Jornada Vedacit de sustentabilidade é apresentada na Polônia

Responsável pelo case, a Fundação Espaço ECO mostra os resultados do case de sustentabilidade na construção

A Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, participa pela primeira vez da 9ª Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida, que acontece de 1º a 4 de setembro em Pozan, na Polônia. A Fundação Espaço ECO (FEE) apresenta na sessão poster o case “sustentabilidade na construção: pensamento de ciclo de vida orientando a jornada de um importante fabricante de impermeabilizantes no Brasil”.

A empresa contou com a FEE para compreender a cadeia de valor e definir objetivos, metas, estrutura e modelo de gestão de sustentabilidade. O case apresentado na Conferência aborda essa jornada, com a construção do plano de governança a partir do diagnóstico e estudo de percepção (HotSpot Analysis).

As etapas incluíram o entendimento dos stakeholders com relação a inovação e sustentabilidade, o mapeamento de boas práticas da empresa e a construção da matriz com os temas materiais em relação à concorrência. Com o diagnóstico concluído, a FEE, em conjunto com a Vedacit, estruturou o modelo de governança, criando comitês de trabalho e definindo objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para serem alcançados em curto, médio e longo prazo. O objetivo é transformar a empresa em referência para as indústrias da construção civil e química até 2025.

Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, conta que o tema é um dos elementos fundamentais para o negócio e faz parte da agenda estratégica da companhia. “O trabalho com a FEE foi de fundamental importância para a construção do compromisso da Vedacit com a Sustentabilidade, além do conhecimento e capacidade técnica dos assuntos ligados à indústria química e da construção civil que a organização possui”, afirma.

Taísa Caires, consultora de Gestão para a Sustentabilidade da FEE, é a responsável por apresentar o case na Polônia. “Levar estudos de casos como este demonstra como a indústria brasileira está acompanhando as tendências e se moldando para aperfeiçoar suas estratégias orientadas a uma gestão sustentável”.

A série de conferências LCM (Life Cycle Management) é um dos principais fóruns mundiais de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Neste ano, o tema é “Rumo ao Futuro Sustentável” e fomenta a discussão de soluções práticas para a implementação de abordagens de ciclo de vida na tomada de decisões estratégicas e operacionais, seja na ciência, na indústria, nas ONGs ou em órgãos públicos.

Sobre a Vedacit

http://www.vedacit.com.br - 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 83 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e nova unidade em Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Acompanhe a Vedacit:

Facebook.com/vedacit

Instagram.com/vedacit

Youtube.com/vedacit

Sobre a Fundação Espaço ECO

Na Fundação Espaço ECO (FEE), atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos - com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de “promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em http://www.espacoeco.org.br, em http://www.linkedin.com/company/22315705/ e no

Editorias: Construção e Arquitetura  Terceiro Setor
Empresa: RelatioNOW