ANFAPE reúne mais de 60 parceiros em networking sobre o mercado de reposição de autopeças no país

A cidade de Curitiba foi palco de um importante evento de Networking, direcionado ao mercado de reposição de autopeças, elaborado pela ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças.

O encontro trouxe à tona discussões sobre as Novas Tecnologias, questões acerca do Right do Repair (Direito de Reparar) e ainda informações sobre o andamento da luta da ANFAPE contra a tentativa de monopólio das montadoras Fiat, Ford e Volkswagen no setor.

“Reunimos parceiros em uma oportunidade para aproximação bem interessante a todos os presentes. Entre as discussões mais impactantes, estiveram os próximos passos da Associação”, diz Marcio Codogno, presidente da ANFAPE.

Codogno destaca que a Associação segue em frente com estratégias jurídicas que estão em definição e ainda mais forte com relação à mobilização de toda a cadeia envolvida no mercado de reposição, tendo em vista a sobrevivência do segmento no país.

“O arquivamento do CADE de forma alguma é um ponto final para nós. Nossa batalha é genuína e nossos esforços continuam em prol do livre comércio e do direito de escolha dos consumidores. A ANFAPE representa e fortalece o mercado independente de reposição de autopeças e esse posicionamento é fundamental para seguirmos adiante”, destaca.

Nesses mais de 10 anos em luta jurídica, a ANFAPE ganhou força significativa da opinião pública, além de apoiadores como SINCOPEÇAS estaduais, SINDIREPAS estaduais, PROCONS estaduais, Órgãos de Defesa do Consumidor e Seguradoras.

“Certamente abriremos novas oportunidades de encontros como esse, em diferentes regiões do país. Estamos seguros de que nossa luta vai continuar e temos muitos caminhos para destrinchar na defesa de nosso mercado. Acreditamos que o Brasil pode seguir os passos de outros países como Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra etc, que evoluíram a favor da livre concorrência”, conclui Codogno.

Sobre a Anfape – http://www.anfape.org.br
A Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças surgiu com o intuito de representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil. Desde a sua constituição, em 2007, a entidade buscou reverter às ações de algumas grandes montadoras de automóveis que se valiam do expediente de registrar os componentes visuais de seus veículos (capôs, para-lamas, para-choques, faróis, retrovisores etc.) como desenhos industriais com o propósito de inibir a atuação dos independentes no segmento de reposição, o que se dava por meio da proibição da produção e da comercialização das peças.

No início de 2007, a Anfape formulou uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência – CADE denunciando a conduta das montadoras FIAT, FORD e Volkswagen. Tal iniciativa teve como objetivo assegurar às empresas do mercado independente de autopeças o direito de produzirem e comercializarem itens visuais dos veículos.

No final de 2010 o CADE decidiu pela abertura do Processo Administrativo. A Superintendência, que conduziu a investigação, opinou após pesquisas, análises e outros estudos, pela condenação das montadoras. Outros órgãos representativos como a Procuradoria Especializada junto ao CADE – Pró-CADE e o Ministério Público Federal também emitiram pareceres favoráveis, no entanto o órgão decidiu pelo arquivamento do processo. Mas, a ANFAPE continua sua luta e deve atuar em novas esferas jurídicas em prol do mercado de reposição no país.

Editorias: Automóveis e Automotores  Economia  Industria  Negócios
Empresa: RelatioNOW