Como investir em Bitcoin no Brasil

Desde que foi lançada em 2009, o Bitcoin ganhou muitos fãs. O segredo da popularidade pode estar ligado à sua incrível valorização, especialmente em 2017. Muitas pessoas, que acreditaram no potencial da moeda desde seu surgimento, conseguiram acumular verdadeiras fortunas.
Ainda não se sabe ao certo qual foi a mente responsável pela criação do Bitcoins. O mercado conhece apenas o pseudônimo Satoshi Nakamoto, que é usado para se referir ao criador ou aos criadores da criptomoeda.
Bitcoins também não são atrelados a um país ou governo específico, muito menos estão sob custódia de uma instituição financeira como um Banco Central, como acontece com outros tipos de investimento.
Se a moeda não está ligada a nenhum país, como investir em Bitcoin no Brasil? Existem duas respostas para essa pergunta. A primeira delas, é comprando a criptomoeda diretamente de outro investidor. Porém, muitos brasileiros preferem a segunda opção: ter um intermediador que facilite o processo. É aí que entram as exchanges brasileiras.
Como adquirir Bitcoins através de exchanges?
As exchanges, também conhecidas como corretoras de Bitcoins, fazem a intermediação entre os vendedores e os compradores da moeda. Para negociar Bitcoins através de uma exchange, é preciso abrir uma conta na instituição.
O processo geralmente é simples e o investidor precisa ter um CPF válido. Além disso, é possível que a exchange solicite fotos dos documentos do titular da conta. Se tudo der certo, um e-mail com login chega diretamente à sua caixa de entrada e a conta estará liberada. Como Bitcoins são moedas virtuais, tudo acontece de maneira online.
O próximo passo é transferir dinheiro para conta. Quando o saldo estiver disponível, já é possível adquirir Bitcoins.
No entanto, antes de levar seu dinheiro para a conta em uma exchange, você precisa saber que elas também não são regulamentadas pela CVM e nem pelo Banco Central, afinal, suas operações com ativos virtuais não caracterizam valores mobiliários.
Dessa maneira, apesar de ser um processo simples, é preciso tomar muito cuidado antes de abrir conta em uma exchange e adquirir Bitcoins. Avalie se a empresa é idônea e sempre acompanhe as oscilações da criptomoeda. Isso vai ajudar a proteger seu dinheiro.
Por ser um investimento não regulamentado, resolver qualquer problema que venha ocorrer, se torna um processo muito mais complicado.
Dicas para escolher uma boa exchange
Você já entendeu que é preciso tomar cuidado na hora de adquirir Bitcoins, mas se decidir investir mesmo nesse mercado, como escolher uma boa exchange? Abaixo, veja 5 dicas importantes na hora de escolher a empresa para onde irão seus recursos.
1. Avalie os canais de comunicação da empresa. Verifique se há facilidade em se comunicar com o pessoal responsável, caso ocorra algum problema.
2. As exchanges costumam a cobrar algumas taxas. Cuidado para não escolher uma empresa apenas pelo preço que estiver mais baixo. É importante avaliar o custo-benefício.
3. Verifique o cadastro da empresa, procure saber se o CNPJ é válido e busque informações sobre a transparência da exchange em procedimentos fiscais e tributários.
4. Procure saber sobre os métodos que a empresa oferece para manter a segurança das suas operações.
5. Verifique os métodos de pagamento que a exchange usa e se eles se adequam às suas necessidades.
Investir em Bitcoins é a nova onda do mercado. Mas nunca se esqueça de manter a cautela com investimentos não regulamentados. Seja o Bitcoin ou qualquer outra modalidade que aparecer que não tenha o respaldo dos órgãos financeiros. Mantenha os pés no chão e bons negócios!
Para saber mais, acesse:

Editorias: Economia  Internet  Negócios