Saiba o que é Fundo Imobiliário e se vale a pena investir

As pessoas que possuem interesse em investir dinheiro em aplicações, na maioria das vezes, escolhem investir em FII. Este tipo de investimento atrai muitos investidores que desejam adquirir cotas de fundos que possuem edifícios comerciais de grande porte e outros empreendimentos imobiliários, por valores muito mais acessíveis.
Os Fundos de Investimento são conhecidos como aplicações em imóveis, com a intenção de obter retorno das locações. Para investir em FII é bastante simples: o investidor precisa ter conta uma corretora de valores e uma reserva de dinheiro. E com apenas R$90,00 é possível negociar esses fundos.
Veja o passo a passo abaixo para começar a investir em fundos imobiliários:
1 - Tenha uma conta numa corretora de valores
Como os fundos são negociados na Bolsa de Valores, então é preciso que se tenha uma conta numa corretora para ter acesso ao mercado. Para fazer um excelente investimento, é importante que a corretora escolhida tenha agilidade, eficiência e segurança nas negociações.
2 - Escolha um FII
Quando for escolher um fundo imobiliário, fique atento quanto a seu histórico, rentabilidade e avalie também outros dados que fazem deste investimento rentável e seguro. Em caso de dúvida, você pode solicitar ajuda dos profissionais da sua corretora.
3 - Envie a ordem de compra para a corretora
Utilizando o Home Broker da sua corretora, você realizar a compra das cotas de FIIs. Para isso, será necessário preencher os campos com os alguns dados importantes:
- O código de negociação do fundo escolhido.
- A quantidade de cotas que você deseja comprar.
- O preço que você está disposto a pagar por cada cota.
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quando investir em FIIs. Este investimento possui a performance inversamente proporcional à Taxa Selic. Isto é, quanto menor o percentual da Selic, melhor será a eficiência dos FIIs.
Para saber como escolher os melhores FIIs, é interessante também analisar a condição do fundo escolhido. Normalmente, o FII investe em diversos setores e podem apresentar resultados altos ou baixos.
Supondo que o setor de varejo esteja com ótimos resultados, então pode ser uma oportunidade para investir em FII que aplique no segmento de Shopping Centers.
Existem 3 pontos essenciais para o investidor avaliar a qualidade do FII: a cotação do fundo, o valor do mercado e o patrimônio líquido. A partir daí, ficará muito mais fácil entender e avaliar se as cotas estão muito caras ou se é um bom momento para investir em fundos imobiliários.
Mas é claro que, como qualquer investimento, existem alguns riscos quando se investe em Fundos Imobiliários. Um dos principais risco é de vacância, isto é, dos empreendimentos que constituem o FII não serem alugados e não apresentarem retorno por meio de pagamentos de aluguel.
Existe também o risco dos imóveis sofrerem desvalorização, o que faz com que o patrimônio líquido do FII seja impactado, afetando o valor das cotas. E também existe o risco de mercado, pois como essas cotas são negociadas entre os investidores, então seu valor fica sujeito às oscilações de mercado.
O ideal é que se faça uma boa análise de qualidade para escolher o melhor Fundo Imobiliário. Além disso, é importante diversificar sua carteira de investimentos, dividindo o valor total entre diferentes aplicações.
Portanto, conheça outras modalidades de investimentos e também, conte com ajuda de profissionais capacitados do mercado.
Acesse: http://www.tororadar.com.br/fundos-imobiliarios-como-investir-fii-ifix

Editorias: Economia  Imóveis  Negócios