E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Influência da Selic no rendimento poupança
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

No mês de setembro de 2017, o COPOM decidiu, mais uma vez, em reduzir a taxa Selic como uma forma estimular o aquecimento econômico. Essa decisão, entretanto, impacta diretamente o rendimento poupança e seus respectivos investidores.

Após o último corte, quando a taxa básica da nossa economia passou a ser 8,25% ao ano, um gatilho envolvendo a caderneta de poupança foi ativado. Isto é, o novo valor da Selic alterou o cálculo da rentabilidade da poupança e, por consequência, seus resultados.

Antes da mudança, a poupança entregava aos seus investidores 0,5% mensais somados a Taxa Referencial do mês. Esses valores foram aproveitados em épocas que a Selic permanecia elevada, muito pelo fato desse investimento ser isento de Imposto de Renda.

Com o gatilho, que acontece apenas quando a Selic fica igual ou menor que 8,5% ao ano - que é o caso que estamos vivendo - a poupança entrega apenas 70% da Selic somada a TR.

Para ter uma ideia da diferença que isso representa, há um ano, a poupança estava entregando mais de 0,6% mensais (chegando a 0,75 no mês de agosto de 2016). Em comparação, em outubro deste ano, aqueles que aplicaram na poupança tiveram um ganho de apenas 0,469%.

Por mais que a sua rentabilidade seja abaixo da média que o mercado financeiro pode entregar, ainda assim os números de arrecadação da poupança permanecem crescentes. Esse movimento é explicado pela baixa inflação e a mudança nas perspectivas econômicas do país.

Entretanto, não foi apenas a poupança que apresentou números crescentes neste ano. O Tesouro Direto, o programa federal de emissão de títulos públicos, teve seu número de investidores acrescido de 47% desde o final de 2016.

Só de agosto para setembro, o número de investidores ativos do programa cresceu em mais de 60 mil pessoas. Esses valores são extremamente positivos na visão de analistas.

Os investidores da B3, como é atualmente chamada a antiga Bovespa, também seguiu esse movimento. Desde o início do ano, o número de investidores cresceu em quase 6%.

Os valores crescentes de investidores, tanto na Bolsa, quanto no Tesouro e até na poupança nos mostra que o brasileiro está aprendendo que poupar. Investir, em tempos como estes, é preciso e deve fazer parte de nossos hábitos diários.

Se você deseja ver mais detalhes sobre o rendimento poupança, acesse: http://www.tororadar.com.br/blog/poupanca-juros-rendimento-mensal

Editorias: Economia  Governo  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Bernardo Garretto Cerqueira Silva  
Contato: Bernardo Cerqueira  
Telefone: 31--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.