E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Internet ajuda consumidores, mas marcas ainda precisam evoluir
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Os brasileiros estão cada vez mais conectados ao mundo online. Há alguns anos tem havido uma revolução tecnológica que tem feito a população explorar de forma crescente as potencialidades da internet e da tecnologia.
Exemplo disso é a pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo os dados divulgados, 47% dos consumidores brasileiros com acesso à internet admitiram que frequentemente fazem pesquisas online antes de comprar o produto de interesse na loja física.
Entre os principais aspectos pesquisados sobre a mercadoria estão: preço (30%), detalhes e características (12%) e opinião de quem já comprou (5%). Outros 40% dos participantes disse realizar pesquisas online às vezes, de acordo com a necessidade ou produto de interesse. Enquanto somente 13% dos entrevistados fazem compras em lojas físicas sem consultar a internet.
As mercadorias com maior densidade de consultas online antes de fazer a compra em loja física são: celulares (59%), eletrodomésticos (54%), eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tablets e computadores (25%). Além disso, livros (19%), viagens (19%) e itens de vestuário (17%) também figuram entre os objetos mais buscados.
Para auxiliar as pesquisas dos internautas, os sites de busca e comparação de preços são os mais utilizados, com 62% de menção dos participantes do estudo. Outro tipo de site bastante citado foram os que mostram a satisfação dos clientes em relação aos serviços ou produtos da empresa, com 54% das visitas.
As lojas online de grandes empresas de varejo e os sites de marcas conhecidas são consultados por 50% e 35% dos usuários, respectivamente. Outras formas que os participantes mencionaram para ajudar a pesquisar sobre o produto são as redes sociais (23%) e blogs especializados no tema (20%).
Se, por um lado, usar a internet a favor das finanças, para encontrar preços mais baixos e produtos com mais qualidade. Por outro, alguns brasileiros ainda não foram totalmente convencidos sobre as potencialidades do avanço tecnológico. Cerca de um quarto dos entrevistados, isto é, 23% deles, afirmou que sente a necessidade de visitar uma loja física antes de fechar o negócio.
Para aqueles que ainda precisam ver os produtos pessoalmente, as mercadorias mais buscadas são eletrodomésticos (48%), eletrônicos (47%), celulares (44%), roupas e calçados (25%) e também perfumes e cosméticos (18%).
Esse processo evolutivo nos processos de escolha e compra tem feito com que as lojas e grandes marcas repensem seus produtos. Nessa sentido, a internet tem sido uma grande aliada dos consumidores que buscam não apenas qualidade, mas preço justo e boa reputação.
Exemplos dessa mudança atual são encontrados em diversos setores da economia, inclusive nos mais conservadores. Os bancos, por exemplo, têm percebido uma crescente demanda por atendimento online e solução de problemas que não exija ir pessoalmente a uma agência.
Os bancos digitais e as contas 100% online são uma forte tendência atualmente. Além de serem práticas e acessíveis, a possibilidade de fazer tudo sozinho sem a necessidade de enfrentar longas filas tem conquistado muitos brasileiros pelo país afora.
No entanto, alguns produtos simples ainda não foram totalmente convertidos por esta onda virtual. É o caso da conta poupança que hoje em dia ainda não podem ser abertas diretamente pelo site ou aplicativo do banco.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) já liberou a abertura online deste tipo de produto e algumas instituições financeiras até oferecem um pré-cadastro online. Porém, ainda é preciso ir até uma agência para finalizar o processo.
Para saber mais sobre o processo de abertura de conta poupança online, acesse: http://blog.toroinvestimentos.com.br/como-abrir-conta-poupanca-online

Editorias: Economia  Internet  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Bernardo Garretto Cerqueira Silva  
Contato: Bernardo Cerqueira  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.