Pesquisa revela que brasileiros lidam com dinheiro de 5 formas distintas

Pesquisa realizada com cerca de 400 pessoas residentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife conseguiu levantar cinco perfis de pessoas de acordo com sua relação com o dinheiro. Realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), a pesquisa ainda acompanhou 25 participantes durante um dia inteiro para compreender seu estilo de vida e sua realidade financeira.
Com o objetivo de identificar categorias de comportamento humano com o dinheiro, o estudo buscou entender as motivações pessoais dos participantes e suas escolhas financeiras, segundo os pesquisadores. De todo modo, apesar de distintos, os cinco perfis elencados não têm muito a ver com classes sociais, já que todos aparecem em todas as classes.
O perfil despreocupado, segundo a pesquisa, remete aos indivíduos que não realizam planejamentos e nem sentem necessidade de ter compromissos. Apesar de mais relapsas, essas pessoas tendem a ser mais abertas para aproveitar as oportunidades que surgem.
Apesar de a flexibilidade ser algo benéfico, não manter um cuidado mais próximo das finanças pode se tornar um problema para esses sujeitos enquadrados como despreocupados. Mas, mesmo quando a situação fica difícil, as pessoas com esse perfil conseguem encontrar uma solução sem perder a cabeça.
O segundo perfil identificado é o do camaleão. As pessoas desta categoria costumam se adaptar facilmente às situações e não costumam promover grandes mudanças. Muitas vezes entendidos como sujeitos acomodados, os camaleões também podem se sentir oprimidos pela realidade estável em que vivem.
Todavia, eles aceitam a situação vigente sem tentar mudá-la com o conforto de pequenos prazeres cotidianos, como um bar com os amigos ou um churrasco em família. Dessa forma, sua satisfação pessoal é alimentada por momentos que não exigem grandes esforços financeiros.
O construtor faz parte do terceiro padrão da pesquisa e se refere às pessoas que buscam alcançar seus objetivos por mérito próprio. Assim sendo, elas correm atrás do que querem e não medem esforços para chegar lá. O dinheiro para os construtores é, portanto, algo que se torna ainda mais valioso quando obtido com força de vontade.
Sua organização e disciplina são exemplo para todos em sua volta. Os construtores tendem a não lançar mão de tecnologias e ferramentas sofisticadas para equilibrar as contas, já que seu processo de controle financeiro é feito diariamente e de forma consistente.
O sonhador é o quarto perfil traçado pelos pesquisadores, referindo-se aos indivíduos que são mais impulsivos e não costumam pensar muito antes de agir. O comportamento mais desleixado e confiante em demasia faz com que os sonhadores pensem apenas no hoje.
A falsa impressão de que o universo está sempre a seu favor, faz com que estas pessoas tenham uma vida financeira focada no presente. Dessa forma, os sonhadores têm dificuldade em fazer reservas para o futuro e costumam gastar mesmo quando não conseguem pagar o valor integral.
Por fim, o planejador faz parte do grupo de pessoas pragmáticas que aproveitam o presente, sem deixar de lado os planos para o futuro. Eles são bastante competentes quando focam em um objetivo e isso reflete em sua realidade financeira.
Independentemente de sua classe social, os planejadores são vistos como pessoas bem-sucedidas em sua vida profissional e também nos negócios e nos investimentos. Entre aqueles que fazem parte deste perfil e que possuem renda mais alta, o conhecimento sobre o Mercado Financeiro é maior e eles fazem bom uso desse aprendizado para valorizar o próprio dinheiro.
Estas são linhas gerais de padrões de comportamento humano, identificados pelo estudo encabeçado pela Anbima. De todo modo, essas características podem ser de grande serventia no momento de entender as relações humanas e os diferentes graus de importância que são dados ao dinheiro.
O mais importante nestes dados é compreender como os indivíduos podem se relacionar com as finanças e como essas atitudes refletem em sua realidade econômica. A partir de agora, pode ser mais fácil definir práticas que ajudem os brasileiros a sair das dívidas e tem uma vida financeira mais saudável.
Aqueles que se encontram em uma situação negativa com o dinheiro, podem acessar e tirar dúvidas: http://www.tororadar.com.br/blog/como-sair-das-dividas-e-comecar-a-investir

Editorias: Economia  Negócios
Empresa: Bernardo Garretto Cerqueira Silva