Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) divulga a terceira edição de um estudo sobre hábitos de consumo do produto no Brasil, realizado pela Kantar WorldPanel.
De acordo com a pesquisa, o macarrão está presente em 99,6% dos lares da área metropolitana do Rio e a região responde por 7% (64,1 mil toneladas, segundo dados da ABIMAPI) do volume de vendas de massas alimentícias do Brasil.
Na região, as massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) são as líderes de preferência: respondem por 79,8% (51,1 mil toneladas) do consumo e têm presença em 99,6% dos lares da região. As instantâneas têm 11,2% (7,1 mil toneladas) do mercado regional e as frescas (recheadas, que necessitam de refrigeração), 8,9% (5,7 mil toneladas).
Nas subcategorias das massas secas, o macarrão com sêmola foi o mais consumido em 2018, representando 57,6% de mercado, 36,9 mil toneladas. Logo em seguida, aparecem as massas com ovos com 16,7% do volume de vendas (10,7 mil toneladas) e a tradicional, com 4,2% (2,6 mil toneladas).
“A presença do macarrão em praticamente todos os lares brasileiros mostra a versatilidade do alimento, que é saudável e rápido de ser preparado. Combinado com vegetais e proteínas é uma refeição completa, muito prática e barata, que cabe nos diferentes ‘bolsos’”, diz Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.
O estudo da Kantar WordPanel analisou durante o ano de 2018 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões.
No ranking nacional de consumo, Norte e Nordeste juntos apresentaram o maior índice de compra, responsáveis por 39% do volume de vendas; em seguida aparecem Sul (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (12%), Interior de São Paulo (10%) e Grande São Paulo (10%), Grande Rio de Janeiro (7%) e Centro-Oeste (6%). https://abimapi.com.br/release-detalhe.php?i=Mzc5OQ==. Em 2018, segundo dados da ABIMAPI, o volume total de vendas de massas alimentícias no país foi de R$ 916,3 mil toneladas.