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25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão Massas secas são as líderes de preferência no Centro-Oeste
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Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) divulga a terceira edição de um estudo sobre hábitos de consumo do produto no Brasil, realizado pela Kantar WorldPanel.
De acordo com a pesquisa, o macarrão está presente em 99,3% dos lares do Centro-Oeste – exatamente a mesma penetração do produto na média do país; e a região responde por 6% (54,9 mil toneladas segundo dados da ABIMAPI) do volume de vendas de massas alimentícias do Brasil.
No Centro-Oeste, as massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) são as líderes de preferência: respondem por 74,1% (40,6 mil toneladas) do consumo e têm presença em 97,9% dos lares da região. As instantâneas têm 23,4% (12,8 mil toneladas) do mercado regional e as frescas (recheadas, que necessitam de refrigeração), 2,5% (1,3 mil toneladas).

Nas subcategorias das massas secas, o macarrão com sêmola foi o mais consumido em 2018, representando 43,1% de mercado (23,6 mil toneladas). Logo em seguida, apareceram as massas com ovos, com 18,6% do volume de vendas (10,2 mil toneladas) e a tradicional, com 10,4% (5,7 mil toneladas).
“A presença do macarrão em praticamente todos os lares brasileiros mostra a versatilidade do alimento, que é saudável e rápido de ser preparado. Combinado com vegetais e proteínas é uma refeição completa, muito prática e barata, que cabe nos diferentes ‘bolsos’”, diz Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.
O estudo da Kantar WordPanel analisou durante o ano de 2018 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões.
No ranking nacional de vendas, Norte e Nordeste juntos lideram, responsáveis por 39% do volume; em seguida aparecem Sul (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (12%), Interior de São Paulo (10%), Grande São Paulo (10%), Grande Rio de Janeiro (7%) e Centro-Oeste (6%). https://abimapi.com.br/release-detalhe.php?i=Mzc5OQ==. Em 2018, segundo dados da ABIMAPI, o volume total de vendas de massas alimentícias no país foi de R$ 916,3 mil toneladas.

Editorias: Alimentos  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Tree Comunicação  
Contato: Mariana Ortiz  
Telefone: 11-996755786-

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