16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Pesquisa aponta o pão de forma branco como o tipo mais consumido em São Paulo

Para celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos, comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. Seja durante o café da manhã, lanche da tarde, ou até mesmo como ingrediente base para a elaboração de receitas para o almoço ou jantar, os pães industrializados têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e já estão presentes em 78% dos lares do país.Pelo segundo ano consecutivo, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) encomendou para a Kantar WorldPanel uma pesquisa sobre as preferências e os perfis dos consumidores de pão. De acordo com o levantamento, o estado de São Paulo é a região que mais compra este tipo de produto. Do volume nacional de vendas registrado em 2017 (433,9 mil toneladas), a região corresponde a 36,7% do consumo – cerca de 159 mil toneladas –, com destaque para os pães fatiados (também conhecidos como pães de forma), que representaram 72,3% do share, 115 mil toneladas. Somente a região metropolitana concentrou 20,5% do total de pães industrializados consumidos no Brasil, aproximadamente 89 mil toneladas. Deste total, o estudo apontou que 72% foi de pão de forma, ou seja, 64 mil toneladas; em seguida apareceram as bisnaguinhas, com 14,8% (13,16 mil toneladas), e os específicos para hot dog e hambúrguer, com 3,9% (3,4 mil toneladas) e 2,7% (2,4 mil toneladas) respectivamente. Quando restringimos os resultados para o universo dos pães de forma, a pesquisa concluiu que os lights foram os que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 24% na comparação entre 2016 e o ano passado, atingindo 4,89 mil toneladas e 5,5% do share da região. Ainda assim, os preferidos foram os tradicionais (pão branco), com 54,3% (48,3 mil toneladas). Já o interior do estado representou 16,2% do volume nacional, totalizando 70,2 mil toneladas. 72% deste consumo (51,17 mil toneladas) foi de pão de forma; 17,3% de bisnaguinhas (12,16 mil toneladas); 1,8% do tipo hot dog (1,26 mil toneladas); e 1,2% para hambúrgueres (843,5 toneladas). Apenas em relação aos pães de forma, também
foram os lights que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 15,4% na comparação entre 2016 e 2017, atingindo 7,67 mil toneladas, 15% do share da região. Igualmente como na Grande São Paulo, no interior os preferidos foram os tradicionais (pão branco), com 51,2% (26,2 mil toneladas). Assim como na primeira edição da pesquisa, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. Repetindo o ranking de 2016, a Grande São Paulo apresentou maior índice de compra, responsável por 20,5% do consumo; em seguida aparecem Sul (18,1%), Leste e interior do Rio de Janeiro (16,6%), Interior de São Paulo (16,2%), Grande Rio de Janeiro (13,3%), Norte e Nordeste (9,6%) e Centro-Oeste (5,7%). Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que os pães industrializados representam uma opção prática, nutritiva e diversificada para a vida agitada das pessoas. ͞Ao lado do tradicional pão branco, produtos integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas, e a combinação de vários grãos já ocupam espaços importantes nas gôndolas dos supermercados͟, diz.

Editorias: Alimentos
Empresa: Tree Comunicação