Em homenagem ao Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) divulga a segunda edição de um estudo realizado pela Kantar WorldPanel a respeito dos hábitos de consumo do alimento no país. De acordo com a pesquisa, a região Centro-Oeste é responsável por 6,1% do volume total (1,208 milhão de toneladas) consumido em 2017, o que corresponde a 73,7 mil toneladas.
Ainda segundo a análise, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal o macarrão está presente em 99,7% dos lares, e a preferência por massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) é a maior (75%), seguida do macarrão instantâneo, que representou 23% do mercado.
Assim como na primeira edição da pesquisa, que mostrou os formatos de macarrão preferidos pelo brasileiro e destacou o espaguete como o principal na região, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No ranking nacional de consumo, Norte e Nordeste juntos apresentaram o maior índice de compra, responsável por 38,2% do volume de vendas; em seguida aparecem Sul (15,6%), Leste e interior do Rio de Janeiro (12,3%), Interior de São Paulo (10,3%), Grande São Paulo (10,2%), Grande Rio de Janeiro (7,4%) e, por fim, Centro-Oeste (6,1%).
\"O macarrão é um alimento democrático, prático, saboroso e tradicional na mesa dos brasileiros. Com tanta diversidade, acreditamos que é só uma questão de tempo para que o consumidor perceba que as massas podem participar ainda mais da sua rotina alimentar, por serem nutritivas e de alto rendimento\", explica Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.