A busca por entender a matemática
A busca por entender a matemática
...

Profissionais de áreas diversas buscam o conhecimento matemático

Antes vista como o calcanhar de Aquiles da educação, a Matemática hoje vem sendo cobiçada por profissionais das diversas áreas das humanidades que buscam ampliar sua formação na área. Professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades, em São Paulo, criaram o GESEM- Grupo de Estudos Singularidades para o Ensino da Matemática que quinzenalmente reúne profissionais de áreas diversas para a discussão das teorias e práticas que envolvem a matemática no dia a dia.
“Nossos alunos da graduação relatam que veem algo diferente no jeito que os professores lidam com a matemática no Singularidades, que é a matemática no cotidiano da vida”, conta uma das idealizadoras do GESEM, Marta Gonçalves, psicóloga e professora do curso.
Segundo Marta, a ideia de criar o grupo surgiu da vontade de construir uma comunidade de compartilhamento de estudo e aprendizagem sobre as práticas de cada participante. “E a nossa surpresa é que vieram muitos educadores de outras áreas, além da matemática”, conta.
O grupo é composto pedagogos, professores de Artes, História, Ciências, professores polivalentes, de educação infantil e bacharéis em matemática de estados diferentes. “E todos eles estão preocupados com o ensino da matemática em suas áreas. O fato de ser um grupo virtual, possibilitou uma diversidade de contextos”, conta Marta.
Ela explica que o grupo é heterogêneo, mas tem um objetivo principal que é o de promover o diálogo, a troca e a colaboração entre professores sobre conteúdo específicos, estratégias de ensino, atividades potencializadoras de aprendizagem, recursos de avaliação, dentre outros, e assim propiciar a reorientação e a ressignificação de suas práticas.
“A partir de agora, os rumos do GESEM serão traçados de maneira colaborativa, com base nas demandas e potencialidades destes professores que querem contribuir para o ensino da Matemática em seus campos de atuação. Esperamos que, em breve, possamos trazer novidades e ampliar a participação de mais professores”, diz Marta Gonçalves. O profissional interessado em saber mais e entrar na “fila” para participar do GESEM, deve entrar em contato com o Instituto Singularidades e pedir para falar com a coordenação da graduação na área.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Educação  Recursos Humanos
Empresa: CGC Comunicação em Educação