E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Infertilidade: causas e tratamentos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Ginecologista fala sobre as principais causas da infertilidade entre as mulheres

A infertilidade assusta e atinge ao menos 8 milhões de pessoas, entre homens e mulheres no Brasil. No caso da mulher, quando o sonho é a maternidade, o acompanhamento médico é essencial para o diagnóstico precoce e a busca do melhor tratamento de fertilização.

De acordo com a ginecologista do Hospital da Mulher Anchieta, Dra. Vera Serafim, os motivos podem ser diversos nas mulheres. “As principais causas de infertilidade na mulher acometem o trato genital e podem ser tubárias, ovarianas e uterinas. A idade tem se tornado um fator importante visto que muitas mulheres estão postergando a gravidez, e a fertilidade declina após os 35 anos em média”, explica.

A médica ressalta que após a interrupção do uso de métodos contraceptivos, as mulheres podem ter dificuldades para engravidar imediatamente. “O DIU é um método que não afeta a fertilidade, pois a ovulação não é interrompida. Assim o retorno à fertilidade é imediato. Já os anticoncepcionais hormonais, por exemplo, podem demandar até um ano. Nesse último caso, após esse período é importante conversar com o ginecologista para investigar a causa”, explica.

Causas comuns

A obstrução tubaria causada por infecções, normalmente sexualmente transmissíveis, é uma das causas tubárias para a infertilidade. Ela ocorre com o surgimento de um tecido que bloqueia a trompa, impedindo a passagem do óvulo e a gravidez natural. Outros fatores são a agenesia congênita de trompa, que é uma malformação no útero e cirurgias abdominais por endometriose.

Entre as causas ovarianas está a menopausa precoce, ou seja, o fim permanente da menstruação antes dos 40 anos de idade; tumores malignos e benignos; tratamento de doenças genéticas e quimioterapia para o tratamento do câncer.

No caso do útero, miomas, malformações uterinas, endometriose e outras doenças que afetam o endométrio, câncer do colo do útero e sinéquias, ou seja, pontes de tecido cicatricial que unem paredes opostas do útero, são algumas das causas.

Fatores masculinos

No caso dos homens, a varicocele que é o alargamento de veias testiculares; tumores malignos e benignos e doenças genéticas estão entre as principais causas de infertilidade. “Por isso, quando o casal encontra dificuldades para engravidar é essencial que busquem profissionais para diagnosticar a origem do problema”, ressalta Dra. Vera Serafim.

Tratamentos

Os mais conhecidos métodos para mulheres que querem engravidar são a inseminação intrauterina, quando são depositados espermatozoides no útero da mulher em período ovulatório e a fertilização in vitro, que deposita os embriões no útero.

No entanto, atualmente há muitos métodos também eficazes no combate à infertilidade. “Além da inseminação intrauterina, fertilização in vitro, temos hoje o congelamento de óvulos ainda jovens, e a biopsia embrionária, evitando a transferência de embriões inviáveis por doenças do embrião”, conta a ginecologista.

Editorias: Feminina  Masculino  Negócios  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Imprensa Anchieta  
Contato: Imprensa Anchieta  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.