Nelas você pode confiar
Instrutoras da Federação Sul Americana de Krav Maga

No mês de março, o Mês das Mulheres, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), que completa 30 anos de atividades no Brasil e é a única representante oficial da modalidade no País, com representação também no México, Argentina, Canadá e Portugal, apresenta seu time feminino de instrutoras.

Elas conhecem o desafio de ministrar defesa pessoal e para atuarem com excelência, têm em seu currículo muitas horas de treinamentos técnicos e práticos, passam por constantes períodos de reciclagem e aprimoramento e são habilitadas pela Federação para treinarem homens e mulheres, civis ou militares.

As instrutoras da FSAKM estão espalhadas pelo Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal) e também no México, e comprovam que a modalidade existe para que qualquer pessoa, independente de tamanho, sexo ou força física possa se defender.

Muitas delas comandam o Krav Maga da FSAKM em seu estado, sempre sob a coordenação do introdutor do Krav Maga no Brasil, Grão Mestre Kobi (faixa-preta – 8º Dan), que preside a Federação.

Segundo ele, o que garante a qualidade e a segurança do Krav Maga difundido pela FSAKM é a responsabilidade de manter a técnica da mesma forma como foi criada por Imi Lichtenfeld na década de 40, em Israel. “Nossos instrutores são formados com extrema cautela e responsabilidade, por se tratar de uma atuação profissional que envolve riscos à vida das pessoas. Dessa forma, o processo que adotamos é o mesmo criado por Imi”, explica Grão Mestre Kobi.

Treinar com os melhores - Para se tornar um instrutor pela Federação Sul Americana de Krav Maga, seja homem ou mulher, o aluno tem que estar pelo menos na faixa-verde. Tem que ter passado pelo curso de monitores (cinco dias de treinamento, incluindo aulas teóricas e práticas de Krav Maga, aulas de anatomia, fisiologia e primeiros socorros com professores universitários; capacitação física e a vivência com a essência da filosofia de vida do Krav Maga), tem que ser indicado por se instrutor para fazer o curso de Instrutores e passar por provas seletivas para, então, ingressar no curso de instrutores.

O curso de instrutores envolve, além da formação em Krav Maga (teoria, filosofia, prática e didática), cursos complementares de anatomia, fisiologia, nutrição esportiva, primeiros socorros, filosofia das artes marciais e marketing, com carga horária mínima de 20 horas em cada matéria, em instituições reconhecidas pelo MEC. O curso de instrutores possui carga horária total de 400 horas e, ao final, os candidatos são submetidos a provas sobre todo o conteúdo, além de apresentarem uma monografia.

Depois de aprovados e já em atividade, os instrutores passam por constantes períodos de reciclagem e aprimoramento. “São esses parâmetros de qualidade rígidos que fazem com que a Federação Sul Americana de Krav Maga tenha o reconhecimento nacional e internacional sobre a excelência de seu trabalho”, completa Grão Mestre Kobi.

Conheça as instrutoras da FSAKM:

ELAINE BRITO (Rio de Janeiro) - Bacharel em Estatística e Licenciada em Matemática pela UERJ, pós-graduada em Educação Matemática pela UFF, iniciou seus treinos de Krav Maga 2004. Foi credenciada e autorizada pela Federação Sul Americana de Krav Maga a ensinar e divulgar a arte para o público civil. Participou de vários treinos especiais e seminários, como: “Defesa Pessoal para Mulheres”, “1º e 2º Seminário de Graduados”, “Seminário de Instrutores”, aulões na Praia, entre outros. Periodicamente, recicla seus conhecimentos técnicos e didáticos em cursos ministrados por Grão Mestre Kobi.

FERNANDA MADLENER (Paraná) - formada em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, praticante de Krav Maga desde os 14 anos, formou-se instrutora em 2010. Participou de seminários, como: “Comportamento Defensivo dentro do Ônibus”; “Defesa contra Ameaça com Arma de Fogo e Proteção a Terceiros”; “Bastão Tático Retrátil”; “Seminário de Comportamento Defensivo”; “Defesas contra ataques e ameaças de com Faca”; “Uso de Objetos Comuns na Defesa Pessoal”; “Krav Maga Contra Terror”; “Defesa contra Ameaça de Pistola e Fuzil”; “Reação Contra Assaltos Violentos”, entre outros.

TAISA GUIMARÃES (Mato Grosso) - Iniciou os treinos de Krav Maga em 2009 e formou-se instrutora na 12ª turma de instrutores em 2016. Participou de duas delegações da Federação em Israel, que incluiu treinamento na Universidade Wingate e experiência antiterror. Participou de seminários, como: “Seminário internacional com Grão Mestre Haim Guidon”, “Técnicas com Faca”, “Defesa Contra Ameaça de Arma de Fogo”, “Reação Contra Agressão na Multidão”, “Uso do Bastão Tático Retrátil”, “Arremesso de Facas”, entre outros. Atua como representante da Federação Sul Americana de Krav Maga no estado de Mato Grosso.

TEOMÁLIA BARBOSA (Goiás) - Atua como representante da Federação Sul Americana de Krav Maga no estado de Goiás. Foi praticante de várias artes marciais e é formada em Gestão de Segurança Pública. É integrante da 7ª Turma de Instrutores da Federação. Participou de seminários, como: “Krav Maga para Proteção de Autoridades”, “Defesa contra ameaça com faca”, “Defesa contra ameaça de arma de fogo curta e longa”, “Defesa contra roubos”, “Defesa especial para mulheres”, “Seminário Internacional com Grão Mestre Haim Zut”, Treinamento no Instituto Wingate, em Netanya, Israel, entre outros.

VANESSA GOUVEIA (São Paulo) - formada em Artes pela Universidade Anhembi Morumbi, atua na área da educação desde 2007. Formou-se instrutora de Krav Maga em 2012. Participou de seminários, como: “Defesa pessoal para mulheres”, “Defesa contra grupo”, “Defesa contra ameaça e ataque com faca”, “Defesa contra ameaça de arma de fogo”, “Início de briga de rua e agressão”, “Seminário Nacional de defesa pessoal para agentes de segurança”, entre outros. Participou também de seminários internacionais, ministrados pelos Mestres Haim Gidon e Haim Zut.

VANESSA RIBEIRO (Distrito Federal) – Iniciou-se no Krav Maga em 1998. Em 2001, diplomou-se pela Federação Sul Americana de Krav Maga e tornou-se a introdutora da arte no Centro-Oeste. Auxiliou Grão Mestre Kobi no curso para o grupo de segurança da Presidência da República e participou de diversos seminários, como “Defesa contra ataque e ameaça com faca”, “Desarmamento com arma curta e longa”, “Defesa contra ataque com bastão”, “Defesa especial para mulheres”, “Uso de objetos comuns para a sua defesa”, “Defesa em situação de briga de rua”, “Curso de Krav Maga para Segurança de Autoridades”, entre outros. Em Israel, treinou na universidade de Wingate.

THAYSA LEDUR (Rio Grande do Sul) – formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, iniciou seu treinamento de Krav Maga em 2010. Formada na 14ª Turma de Instrutores, participou de seminários, como: “Defesa Contra Agressões Comuns”, “Técnicas com Faca”, “Técnicas com Arma de Fogo”, “Técnicas do Uso do Bastão Tático Retrátil”, “Defesa contra Agressão na Multidão”, “Um Contra Grupo”, entre outros.

LARISSA CALDEIRA (Minas Gerais) – nascida em 1993, em Belo Horizonte, fez parte da 14ª Turma de Monitores, em 2014, e ingressou, posteriormente, no curso de formação de instrutores com Grão Mestre Kobi Lichtenstein. Participou do evento internacional “Krav Magá 2010”, em homenagem aos 100 anos de Imi Lichtenfeld e 20 anos do Krav Maga no Brasil. Participou também dos seminários: “Defesa especial para mulheres”; “Defesa contra ataque e ameaça de faca” e “Uso do bastão retrátil”.

SHEILA NOGUEIRA (Pará) - bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Público pela ESA-PA (Escola Superior de Advocacia do Pará), formou-se instrutora no 7º Curso de Formação de Instrutores. Participou de vários seminários e treinos especiais, dentre eles: “Seminário Nacional em Papucaia/RJ”, “Defesa Pessoal para Mulheres”, “Arremesso de facas”, “Aulão na praia de Copacabana para recorde no Guinness Book”. Participou efetivamente na organização do evento internacional Krav Maga 2010, em homenagem ao centenário de Imi Lichtenfeld e de 20 anos de Krav Maga no Brasil. Participou do Seminário Internacional para instrutores, com Grão Mestre Haim Zut, o primeiro aluno de Imi Lichtenfeld.

ISABEL MENESES (Santa Catarina) - formada engenheira ambiental pela UEPB e mestre em engenharia pela UFPB, iniciou os treinos de Krav Maga aos 15 anos de idade e fez parte do 14º Curso de Formação de Instrutores. Participou dos Seminários: “Defesa de Ataques com bastão”; “Técnicas do Uso do Bastão Tático Retrátil”; “Proteção Pessoal e Enfrentando Assaltos Violentos”.

ANA MARIA GONZÁLEZ (México) - nascida na Cidade do México, se foi formada instrutora na 13ª Turma de Instrutores da federação. Participou dos seminários “Um contra grupo” e “Defesa contra ataque de faca”.

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga - Há 30 anos, o Brasil recebia um israelense que trazia na bagagem muito conhecimento sobre como as pessoas poderiam se sentir mais seguras. Em 18 de janeiro de 1990, Grão Mestre Kobi (faixa-preta – 8º Dan) chegava à América Latina para apresentar o Krav Maga a civis e militares.

Grão Mestre Kobi iniciou seus treinamentos de Krav Maga em Israel, aos 3 anos de idade, com o criador da modalidade, Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo.

Fundada e dirigida por Grão Mestre Kobi, a Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, com representação também no México, Argentina, Canadá e Portugal, detentora da marca Krav Maga no Brasil.

Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável na difusão da técnica. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. Para se ter uma ideia, ele realiza, pessoalmente, o exame de faixa de todos os seus alunos no Brasil e nos demais países.

Para conhecer mais sobre o Krav Maga acesse: http://www.kravmaga.com.br

Editorias: Esportes  Feminina  Saúde