Santiago recebe I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari

A Prefeitura de Santiago e Rede Cidade Digital realizaram nesta quinta-feira, 11 de agosto, no Centro Empresarial do município, o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari. O evento tinha como objetivo apresentar modelos em andamento nas localidades, soluções de mercado e iniciativas tecnológicas, que possam contribuir para a implantação de projetos inovadores nos municípios do RS.

Na ocasião o secretário da Fazenda de Santiago, Sergio Luiz Perufo, participou do Painel Academia, Governo e Sociedade construindo Cidades Inteligentes, falando das tecnologias utilizadas no município, aplicadas em parceria com a Infisc Inteligência Fiscal. Perufo destacou que, em conjunto com a Infisc, a Prefeitura conseguiu incluir inovação ao promover atividades empresariais e de cidadania, além de melhorar a gestão municipal, otimizando a gestão fiscal e promovendo o desenvolvimento econômico local.

Fiscalização tributária inovadora
O Secretário apresentou os sistemas Gestão Pública Inteligente e Análise Fiscal Inteligente, explicando como foram utilizados em Santiago, melhorando a gestão fiscal e capacitando a fiscalização. Ele citou também a utilização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e do Cupom Fiscal de Serviços Eletrônico (CFS-e), que trouxeram benefícios como o gerenciamento completo de informações, redução de custos e segurança da informação, entre outros.

Perufo demonstrou, ainda, como funciona a Nota de Serviços Educadora, criada com objetivo de incentivar a cidadania, impulsionando a emissão da NFS-e, possibilitando o aumento da circulação da riqueza, com o estímulo a prestação de serviços dentro da própria comunidade. Funcionando há quatro anos no município, o programa permite a obtenção de crédito (CPF: 20% ou CNPJ: 5% do ISS) para abatimento no IPTU (CPF: até 50% ou CNPJ: até 30%), mediante identificação no momento da emissão da NFS-e.

Santiago também foi representada no Fórum pelo prefeito Julio Ruivo, que falou sobre as perspectivas e avanços do município como cidade-sede, e pelo presidente do Centro Empresarial, Sadi Gioda Neto, que também participou do Painel Academia, Governo e Sociedade construindo Cidades Inteligentes.

O evento
Voltada à prefeitos, gestores e vereadores a realização contou com a participação de autoridades como o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Renato de Oliveira e o diretor e fundador da Rede Digital, José Marinho. Também participaram representantes das Prefeituras de Alegrete e São Sepé, do SEBRAE/RS, do Instituto Federal de Farroupilha e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

O I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari teve apoio de Delta Gestão Pública, Infisc Inteligência Fiscal, Gauss Geotecnolgia e Engenharia, Santiago Net, SAJ Procuradorias, Abase Sistemas, IP Tecnologias e Informática. Também foram incentivadores do evento a Agência de Desenvolvimento de Santiago, Instituto Federal Farroupilha, Tapera Gestão e Compromisso Coletivo, Corede Vale do Taquari, Centro Empresarial de Santiago, Prefeitura de São Sepé e Associação dos Municipios da Região Centro do Estado.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Governo  Informática  Serviços
Empresa: Assessoria de Comunicação Kenia Ferraz